quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (2)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ “VINDE A MIM” NA POSIÇÃO UM DEUS SALVADOR

Caro leitor, minha esperança é que a introdução tenha sido um prato suculento dessas verdades, de tal maneira que você há de querer mais desse santo pão celestial. Nessa esperança é que prossigo em apresentar o que o Espírito nos ensina nesse texto tão precioso. Precisamos saber sobre esse tão conhecido “vinde a mim” do Senhor e como o amoroso Cristo se dirige aos aflitos pecadores. Sempre o povo simples sofre com a pressão de uma religiosidade falsa. Era o que acontecia com Israel naqueles dias, pois os líderes dos fariseus dominavam o povo. Eles colocavam fardos pesados sobre os ombros do povo, fardos que eles mesmos nem tocavam com o dedo. Nosso Senhor sentiu a fraqueza daquele povo e Ele os viu como frágeis bois carregando pesados fardos e sendo açoitados.

É meu dever levar todos a conhecer Aquele estranho Nazareno, o qual mostrava por suas obras que Ele era exatamente o Messias prometido, mas que o povo não tinha olhos para ver, por isso precisava da Sua ação graciosa. O povo não sabia que Ele era a promessa de salvação desde o Antigo Testamento. Essa é a mais preciosa lição que devemos aprender, se quisermos concentrar na verdade em toda Escritura.

A simplicidade de Cristo é tão marcante, mas não é uma simplicidade que atrai a mente e as emoções do mundo. Como Deus apresenta Seu Filho é algo que fica encoberto às mentes mais argutas e perspicazes que existem. Afinal, o próprio texto de Mateus, no verso 27 mostra que estamos lidando com o Filho de Deus. O que para Deus é sabedoria, para o mundo é loucura. A clareza da linguagem divina acerca de Cristo apresentada no Velho Testamento chega como escuridão para os mundanos.

Veja bem que se colocarmos nossos pensamentos e nosso parecer naquilo que Deus apresenta acerca do Seu Filho, imediatamente estaremos ofendendo a santidade. Notamos isso na construção do Tabernáculo o qual era em sua totalidade uma explicação de Cristo em Sua humilhação (visto do lado de fora) e Sua glória vista por dentro. O Tabernáculo não foi uma invenção de Moisés, nem da liderança de Israel. Toda planta em cada detalhe veio de Deus e não podia ser retirado ou acrescentado absolutamente nada do que fora ordenado a fazer. Então, veja como Deus se ocupa em mostrar, apenas ao Seu povo quem é Seu Filho. Por que? Porque é o maravilhoso mistério que envolve a tão grande salvação

Se observamos com atenção, veremos que ao guiar o povo pelo deserto, os meios que Deus usou para sustentar Seu povo, mostra que Ele tinha em mira mostrar a glória do Seu Cordeiro Amado. Veja o que Deus fez para dar água, pois foi por meio de uma rocha. Paulo afirma em 1 Coríntios 9 que essa Rocha que seguia o povo era Cristo. Quão gloriosa lição! Veja o pão que desceu do céu – o Maná. Em João 6 nosso Senhor mostra ser Ele o pão que desceu do céu para sanar a fome espiritual dos pecadores.

Então, quem é chamado a ver essas maravilhas? Quem? Voltemos ao texto em Mateus 11:28: “… cansados e sobrecarregados…”. Veja como a salvação é uma tão grande salvação!

Nenhum comentário: