terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (15 de 15)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6)

O EFEITO DA SALVAÇÃO: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”

Notemos bem que o maior fraco do movimento evangélico atual está na ausência de homens e mulheres piedosos, os quais mostram na vida que têm o temor do Senhor. O que aconteceu? A conversão faz mudar o curso da vida. Não tem algo mais avassalador para o mundo do que ver homens e mulheres temendo a Deus e vivendo em santa obediência à Sua Palavra. Já pude mostrar como a vida de Jó foi motivo da intensa ira de Satanás. O pai da mentira tem medo da verdade e sabe o quanto a verdade quando toma posse dos corações pode atrapalhar seus malignos planos em implantar seu reino de terror na terra.

Mas importa aqui que falemos desse homem que evita o mal, conforme vemos no texto de Provérbios 16:6. O que significa isso? Como alguém pode provar que realmente evita o mal? Isso não é algo natural no homem, porque ele se apega ao mal, ao invés de evitar o mal. O que ocorre é que o novo homem no coração fê-lo amar a justiça e odiar a iniquidade. Não tem outra explicação, senão o fato doutrinário que declara que Cristo está habitando em alguém. É a doce expressão bíblica: “Cristo em vós”.

O homem que teme ao Senhor e que mostra essa verdade fazendo-o fugir do mal é prova clara do Espírito de santidade que habita e que Deus operou um novo coração ali. Tem maior espetáculo na terra, do que ver a atuação da graciosa graça no coração de um homem? Tem uma foto melhor do que ver um homem como Enoque andar com Deus? Um Noé amando a justiça e um Jó expondo seu viver piedoso, conforme ele o faz em Jó 31?

Acho que é importante dinamizar o assunto de uma forma mais prática. Um coração limpo faz o homem capaz de buscar o bem do seu próximo. Perceba que o alvo do evangelho é a glória de Deus vista no viver de um homem e com efeito o bem do próximo. Isso é algo impossível para o homem natural realizar, mas a graça opera o impossível. Sendo assim, posso dizer acerca do homem que teme ao Senhor, que a a lei de Deus revelou a ele a santidade Deus e a graça o tornou capaz de triunfar contra o mal. Tomemos a vida de Agostinho, pois antes da sua conversão era um homem mulherengo, mas quando se converteu simplesmente desprezou esse modo egoísta de viver. Então vejamos como o temor ao Senhor faz o homem buscar o bem do seu próximo.

Para completar esta mensagem, posso assegura que o homem que foge do mal mostra o efeito da salvação, pois fez dele um triunfante. O homem no pecado acredita que é livre e que o estilo de vida dele lhe traz felicidade. Ele vai assim até ser barrado pelo poder da morte, quando será lançado em prisões eternas. Mas o novo homem em Cristo sabe percorrer o caminho estreito com sabedoria; sabe triunfar num mundo onde as multidões são destruídas pelos seus próprios atos e seu modo de viver indica que ele anda com Deus no mundo.

Enquanto o mundo sempre procurou e procura prosperidade, num viver erguido pelo sucesso financeiro, cultural e social, a resposta bíblica é que o mundo realmente precisa de homens santos, que odeiam a iniquidade e amam a justiça. Eis o segredo que traz segurança e real prosperidade aqui, faz brilhar a glória de Deus na terra e expõe a esperança da glória eterna com Cristo no céu.











































Nenhum comentário: