segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (4)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ “VINDE A MIM” NA POSIÇÃO UM DEUS SALVADOR

Também, nosso Senhor o faz num incrível misto de humildade e coragem: “vinde a mim!”. Se examinarmos o verso 25 vemos ali a ligação eterna existente entre o Pai e o Filho. Vemos as palavras profundas proferidas pelo Filho em relação ao Pai. Notamos a total soberania de Deus, mostrando que a divindade em nada depende do homem, ou mesmo dos anjos para ser Deus. Não há como alterar ou diminuir a essência divina. Salvando ou não salvando, Deus é Deus e pronto! A vinda do Filho Amado ao mundo é uma demonstração do amor eterno de Deus em favor do Seu povo escolhido, mas escolhido no Amado (Efésios 1:6).

Sendo assim, entendemos a profunda humildade de Cristo em chamar os pecadores. Ali está o Senhor, Criador do universo (João 1:3) e herdeiro absoluto de todas as coisas (Salmo 2), enfim, vemos uma Pessoa da divindade ocupado em entender a condição dos homens, porque estavam “cansados e sobrecarregados”. Ao invés de atacar uma raça rebelde; ao invés de desistir em face da rebelião e dureza de coração, como ocorreu com o povo de Betsaida, Corazim e Cafarnaum, o Senhor olha e vê homens e mulheres caídos, jogados na sarjeta do pecado e tomados pela forma como os líderes religiosos daqueles dias lhes escravizavam, deixando suas almas oprimidas pelo fardo que eles eram obrigados a levar, além do pecado.

Também, o Senhor chama os pecadores mostrando quem Ele é, mais do que o que Ele tem. Isso é de grande importância, especialmente em nossos dias quando a ênfase religiosa é buscar Deus, tendo em vista os benefícios materiais, como são instruídos pelos falsos mestres. É impressionante como o que está em voga hoje é a busca por uma felicidade banal, carnal, corrompida, material e psicológica. Em todas as áreas e em todos os sentidos, satanás tem movido o povo a acreditar num Deus que deve agir em atender suas necessidades.

Na tentativa de ajudar na compreensão disso, posso afirmar que os homens olham “as mãos de Deus”. Eu posso lembrar agora daquele mendigo que olhava para as mãos de Pedro e João, quando eles disseram: “Não temos prata nem ouro…”. O que ocorre hoje é que estão buscando um Jesus para atender o anseio por felicidade e normalmente vemos que essa felicidade está focada em seus desejos egoístas.

Mas veja o que o Senhor diz: “Vinde a mim”. Por que? A razão suprema é que nosso Senhor veio chamar pecadores para Si mesmo. Ele veio para na cruz pagar o preço dos nossos pecados, a fim de que fôssemos Dele para sempre. Esse é o intuito. A lição que temos é que o Senhor é infinitamente melhor do que qualquer coisa existente. Como uma noiva vai na direção do noivo, porque quer ser amada por ele por toda vida, assim o pecador é chamado a ir a Cristo, a fim de tornar-se possessão Dele. Como um noivo recebe a noiva porque a ama e quer mostrar o quanto a ama, independente de suas posses, assim Cristo chama o pecador para Si, para mostrar o quanto lhe amou na eternidade e o quanto há de lhe amar para sempre.

Nenhum comentário: