sábado, 24 de fevereiro de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (3)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ “VINDE A MIM” NA POSIÇÃO UM DEUS SALVADOR

Tenho mostrado o quanto toda Escritura tem o propósito de exibir a Cristo como o grande Salvador. Especialmente em Isaías, por várias vezes Deus afirma ser Ele o Salvador e que não há outro fora dele. Paulo e os outros apóstolos reiteram o mesmo ensino proclamado pela boca de Deus. Em Atos 4:12 Pedro afirma que não há salvação em nenhum outro nome e o próprio nome “Jesus” foi lhe dado para definir seu ministério: “...porque Ele salvará o Seu povo…” (Mateus 1:21). Posso assegurar que o assunto acerca dessa salvação é dinamicamente tratado no livro do Salmo, porque vemos ali em forma de poesia e de cânticos, como os crentes dependem Dele no viver e expressam isso em clamor.

Afirmei que toda Escritura tem como propósito exibir ao mundo o Salvador e Sua salvação? Pois é, vemos como essa salvação é a mensagem transmitida em forma de promessa, tipos, símbolos, cânticos, profecias, etc. desde Gênesis. Afinal é essa a mensagem mais importante que o mundo precisa ouvir, porque entrou o pecado, entrou a morte, entrou o diabo, entrou o juízo. Sendo assim o que o homem precisa? De salvação. Então, durante centenas de anos Deus usou Israel para ensinar ao mundo que Ele trouxe salvação.

Então, o que vemos em Mateus 11 é que o Senhor chega e se posiciona na sua suprema tarefa e convida os homens: “Vinde a mim”. Que imensidão de amor! No verso 27 Ele mostra a grandeza e soberania do Pai; mostra também quem é Ele como Filho de Deus. O que vemos ali é um ambiente onde criaturas caídas no pecado jamais podem entrar.

Então, em seguida o Deus-Homem mostra o motivo pelo qual Ele veio ao mundo. O que os homens precisam? Precisam Dele, por isso convida os “cansados e sobrecarregados”. Tem outra coisa que o mundo precisa? Não! Ele passou por Betsaida, Corazim e Cafarnaum e nessas cidades Ele realizou sinais e maravilhas, mas eles creram? Não! Eram todos orgulhosamente religiosos que estavam caminhando para o inferno.

Os homens querem ver milagres, buscam recursos deste mundo e querem mais prosperidade para esta vida. Eles não veem que caíram, que precisam de um Salvador. Eles queriam Jesus para seus interesses terrenos, mas o Filho de Deus não veio para esse objetivo, mas sim para trazer salvação aos pecadores. É para aqueles a quem o Filho quer revelar que Ele chama: “Vinde a mim”.

Também, ao convidar os homens Ele o faz com autoridade, algo que jamais outros poderiam fazer. Nesse convite Ele mostra ser Ele mesmo a própria salvação. Ele diz: “Vinde a mim”. Qualquer homem que chamar outros para segui-lo está mostrando ser um elemento perigoso. Nenhum profeta nem qualquer apóstolo chamou outros para segui-lo. É verdade que João Batista tinha alguns discípulos que o seguiam, mas assim que viu Jesus vindo em sua direção, João Batista apontou o Cordeiro de Deus para eles (João 1:29). Só Cristo mostra ser Ele mesmo a plena suficiência em todos os detalhes para os pecadores. Se Ele convida “Vinde a mim” é porque Ele tem benefícios eternos para pobres almas cansadas e sobrecarregadas.

Nenhum comentário: