terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (5)

 


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

A CAUSA DA SALVAÇÃO: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa…”

Quero intensificar o fato que a salvação é pelo ato de misericórdia de Deus que o homem caído é achado. Tudo satanás fará para mudar a mensagem imutável da cruz e sempre fazer com que o homem se ache participante, dando sua colaboração para sua salvação. Foi essa a artimanha usada pelo diabo durante as centenas de anos, durante a história da igreja e é o que ele faz em nossos dias. Nosso adversário sempre quer manchar a água pura e cristalina da verdade eterna; sempre quis e quer trocar o ouro puro do céu pelas bijuterias religiosas deste mundo; sempre tentou cozinhar o cabrito no leite da mãe, ou então cozinhar o cabrito na água. Ele quer omitir o que a bíblia manda pregar sobre o Cordeiro que foi assado na cruz pelo brasume da ira de Deus.

Sendo assim vale a pena acrescentar aqui algumas lições que precisamos saber. Em 1 Pedro 1:18 o apóstolo deixa claro aos crentes sobre o fato que eles não foram resgatados da condição que estavam no pecado, mediante coisas corrompidas pelo pecado. Pedro acrescenta que tudo o que fizermos aqui é resultado do nosso nascimento no pecado. As palavras: “...fútil procedimento que vossos pais vos legaram” mostram essa verdade. O que recebemos de nossos pais? A bíblia responde: “fútil procedimento”. O que Deus espera de homens e mulheres caídos no pecado? O que eles têm para dar? Nada! Tudo que vem de nós e que está em nós foi manchado pelo pecado, portanto é ofensivo e detestável perante Deus. Esse ensino parece tão cruel, não é? Mas devemos saber que essa verdade permeia toda Escritura, mostrando a triste condição do homem, perante um Deus santo.

Também, o nosso modo de viver prova isso. Não há diferença. Deus não faz distinção de família, cor, raça, cultura ou condição social. No pecado tudo foi manchado. O verso de Romanos 3:23 deve ser memorizado por todos: “Pois todos pecaram…”. O fato que o verbo está no passado: “todos pecaram” não significa que houve mudança com o passar do tempo. Onde o pecado entrou, sua mancha ficou de modo indelével e a prova disso é que cada homem ou mulher pode testemunhar do horror e domínio do pecado, pois nascemos prontos por os pés no caminho tortuoso e segui-lo com prazer.

Devemos entender também, que não é questão de escolha diária, pois o que ocorre é o pecado não é como uma enfermidade que pode ser tirada com um remédio ou cirurgia. O pecado faz parte da natureza caída do homem, assim como gostar da lama faz parte da natureza do porco. Não se tira a natureza. O homem não tem natureza inclinada para Deus. Sua natureza é voltada apenas para o pecado e tudo o que ele faz e fará na vida será no pecado e para o pecado. Não há um pecador mais puro do que outro pecador. Por mais religioso que fosse, Paulo reconheceu que Deus usou de misericórdia para com ele, por ser ele o principal dos pecadores.

Será que entendemos o que significa “pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa?” Eu sei o quanto a natureza do homem é capaz de saltar igual pulga na tentativa de fugir da verdade, por isso vale a pena pregar e pregar com insistência sobre a grandeza da misericórdia de Deus e o horror da misericórdia do homem.





Nenhum comentário: