sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (8)

 

Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

Entendendo o firme fundamento: “...e pela verdade…”

Firmemos bem o fato que não haverá compreensão da misericórdia sem que haja a verdade, mas essa verdade deve vir pela exposição da verdade conforme as Escrituras. Não há verdade com fundamento fora da Palavra de Deus. Não esqueçamos que é somente com a luz vinda de Deus que conseguiremos ver a luz. A bíblia sem uma visão vinda do Espírito de Deus tornará um livro impenetrável.

Para ser mais preciso, digo e afirmo que também não se espera a verdade vinda de um mundo cujo líder é o pai da mentira. Já tenho dito e repito, se retirar a autoridade da bíblia, tudo ao nosso derredor toma a forma de vaidades, sonhos e superstição. O líder deste mundo é o pai da mentira e todo seu programa religioso é trabalhado na arte das bem elaboradas e postas nos lábios de elementos enganadores, assim como vemos em nossos dias. Se não cuidarmos em nos manter zelosos com a verdade, certamente deixaremos a palavra de Deus aos poucos, a fim de buscar recursos nas cisternas rotas da psicologia e do falso evangelho tão divulgado em nossos dias. 

Outro detalhe é que devemos lembrar que Deus documentou Sua verdade e Seu livro é chamado de Escritura. O maior milagre, maior riqueza, cultura, força, poder, etc é a palavra de Deus. Paulo diz em 1 Coríntios 15:3 que a mensagem do evangelho que ele entregou àquela igreja era segundo a Escritura. Tal verdade faz o coração de satanás doer de tanta raiva, porque, sendo o pai da mentira o ódio dele contra a bíblia é tremendo. Deus lida com documento e Ele fez com que o evangelho Dele ao mundo fosse documentado, para que a fé dos crentes fosse firmada nessa verdade inabalável e que o mundo e as hostes infernais fossem desmascarados.

Também é preciso que saibamos que a verdade tem sua fonte no Deus da verdade. João declara em sua primeira carta, logo no início, que Deus é luz (1 João 1:5). “Luz” significa que é toda verdade e que não há como se esconder Dele. Diferente dessa deus pregado em nossos dias, um deus entrosado com o humanismo e que alimenta as esperançosas paixões dos homens. Cristo acrescenta o fato que quem O segue não andará em trevas (João 8:12). Sendo Ele o próprio Deus, é impossível crer Nele e ainda andar na escuridão e na dúvida. Além disso nosso Senhor afirma ser Ele o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). Sendo assim o evangelho que não é caracterizado pela força da verdade escrita, não é o evangelho bíblico.

Ressalto isso porque sei o quanto o esperto satanás fará tudo para sujar a mensagem; ele adora preparar o bolo religioso dele, com todos os ingredientes parecidos com a verdade, mas por fim acrescenta as gotas de veneno das suas mentiras. É o que vemos no mundo e o que podemos esperar deste mundo que sempre atuou manipulando a verdade e perseguindo a verdade na ânsia de fixar a mentira em seu império de trevas. Não é nada fácil empunhar a espada do Espírito e pregar a verdade. Ela deve ser pregada com os golpes de homens chamados por Deus para essa impressionante tarefa, fazendo reluzir a espada santa e golpeando o coração incrédulo, até que a verdade penetre onde deve chegar, levando luz ao coração.

Nenhum comentário: