quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (6)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

A CAUSA DA SALVAÇÃO: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa…”

Prossigo em mostrar a importância da atuante misericórdia de Deus no meio dos homens. Foi essa lição que Jeremias entendeu ao ver petrificado a situação que os Caldeus deixaram Jerusalém, conforme o relato dos 5 capítulos de Lamentações. É no capítulo 3 que o profeta entendeu ao dizer: “As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3:22).

Se anular a misericórdia é óbvio que é a perdição que virá. O sistema religioso evangélico de hoje gosta de se apegar à graça de Deus, justamente porque, não sabendo da condição miserável do homem no pecado, inevitavelmente desconhecerá a atuante misericórdia de Deus e o que realmente significa o trabalho poderoso da graça de Deus. A doutrina da graça não brilhará em glória se ela não for vista de antemão pela atuação de Deus em lidar com homens e mulheres caídos no pecado.

Outra verdade que em geral é desconhecida e ignorada é que quando tratamos da misericórdia, sabemos que Deus é livre para agir assim. Vemos isso em suas palavras vistas em Romanos 9:15 “Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão”. O que os homens caídos, rebeldes e culpados merecem? Não é verdade que merecem o castigo de Deus. Em Lamentações 3, vendo a condição de desolação de Jerusalém, Jeremias mostra o quanto Deus é justo em aplicar Sua ira sobre os homens.

Então, nesse caso, o que deve esperar dos homens? Não é humilhação? Claro. Os homens modernos desconhecem isso, até no meio chamado evangélico. Mas é bom que todos saibam que Deus está atuando na salvação dos homens quando Ele quer, onde Ele quiser, quem Ele quiser e do modo como Ele quiser. Em Lamentações 3, a partir do verso 1, estendendo até o verso 18, o profeta fala de suas experiências aflitivas sob a vara do furor de Deus; como o prendeu em trevas; envelheceu sua carne e despedaçou seus ossos; cercou-o de veneno e de dor; colocou-o em lugares de terror; prendeu-o com grilhões, não admitindo suas orações; mesmo em gritos; colocou-o como alvo de Suas flechas; fez dele objeto de escárnio; cercou-o de amarguras; quebrou-lhe os dentes; afastou-lhe a paz.

Toda essa experiência é que leva o profeta no impressionante capítulo 3 de Lamentações a compreender que a única esperança que o homem tem está em Deus agir com Sua misericórdia. Os homens de hoje largamente desconhecem o Deus da bíblia, porque foram envolvidos com mensagens que trazem paz e tranquilidade em seus pecados. Os falsos profetas e falsos mestres sempre fizeram e faz assim. Em Jeremias 23 Deus fala acerca desses elementos, que eles dizem ao povo: “paz, paz, quando não há paz”. A mensagem do evangelho declara que o homem é culpado e digno do castigo de Deus; a mensagem do céu ordena que todos se humilhem e se arrependam, quem sabe o Senhor descerá em compaixão para salvar!

Nenhum comentário: