sábado, 17 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (13)

 


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6)

O EFEITO DA SALVAÇÃO: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”

Também, posso acrescentar aqui que o arrependimento mostra o eficaz trabalho da graça. Não há um homem sequer que por si mesmo venha se arrepender em relação a Deus. Tudo isso é resultado do trabalho poderoso da irresistível graça, levando o inimigo ao pó e desfazendo toda inimizade. O viver do homem no pecado é continuada marcha contra Deus, sempre achando que pode avançar no pecado e que não nenhum sinal desse Deus que venha interpelá-lo em seus propósitos. Deixados entregues a eles mesmos, os ímpios seguirão em seus caminhos tortuosos até ao fim.

Em Lamentações 5:21 vemos a petição de Jeremias, como se a boca dele fosse a boca de Jerusalém em clamar: “Converte-nos a ti, Senhor e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes”. É fato que a ordem do céu aos homens é que todos se arrependam: “Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados…” (Atos 3:19). Mas o fato é que quando Deus ordena algo aos homens é porque em Sua graça Ele almeja jorrar Seu poder por meio da mensagem do evangelho santo. Se a luz da misericórdia brilha em favor dos homens, é porque do céu poderão vir as chuvas de bênçãos.

Quando Josafá percebeu que exércitos de 3 nações reunidas vinham contra Jerusalém, então o piedoso rei se humilhou e ajuntou o povo para clamar a Deus, buscando Dele socorro, e Deus atendeu Seu povo, dando poderoso livramento (2 Crônicas 20). Onde houver as brisas da compaixão de ali presentes, é sinal que Deus ali opera arrependimento. O homem arrependido conhece o temor ao Senhor e pode fugir do mal.

Também, posso afirmar que o novo coração indica que a pessoa nasceu de novo e caminha para o céu. Oras, como pode um homem transitar seguro e firme para o céu? Isso só pode acontecer se houve algo que ocorreu e mudou seu coração. Deus prometeu no Velho Testamento que na graça Ele faria isso, tirando o coração de pedra e colocando no homem um novo coração, para que pudesse temer-lhe. O que significa isso? Novo coração é sinal de novo nascimento; significa que uma nova natureza foi dada e assim o homem pode temer a Deus.

Caro leitor, satanás não se apavora com novas igrejas e com multidões gritando e pulando. O que deixa o pai da mentira furioso é ver homens temendo a Deus. Não foi assim com Jó? Mesmo que o homem de Deus ignorasse a atuação invisível de satanás querendo destruí-lo, o livro de Jó veio a nós para mostrar como o inimigo dos crentes tem ódio mortal dos que temem ao Senhor e se apartam do mal, como foi o caso de Jó.

Mas é esse o efeito da verdadeira salvação. O mundo não se importa com o número de evangélicos aumentando, porque o mundo sabe como imitar. Mas não há como imitar o temor ao Senhor, porque o homem não consegue evitar o mal. Ele pode tratar de forma legalista, mas não será algo do coração. Mais cedo ou mais tarde o homem há de manifestar os segredos ocultos de um coração que jamais foi regenerado pela graça salvadora e santificador.

Nenhum comentário: