quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (6)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ: “VINDE A MIM”, MOSTRANDO O QUE ELE É

Estou tentando mostrar aqui o quanto o Filho de Deus é suficiente Nele mesmo. Procurar outra coisa ou pessoa fora de Cristo é uma decisão suicida do homem. Ele chama “Vinde a mim!”. Eis aí o que realmente significa real salvação. Os que foram salvos em todos os tempos, os que são salvos e os que serão salvos verão Nele a própria salvação em todos os detalhes. Cristo é o próprio Deus que se fez carne e habitou entre nós. O que mais precisamos fora do Verbo divino? Cristo chama os pecadores para vir a Ele e não para fazer barganha. Veja como Maria, Sua mãe entendeu quem Ele era e por ocasião da festa de casamento em Caná, ela disse para os serventuários: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Ele chama: “Vinde a mim” mostrando o que toda Escritura revela ser Ele – o Deus suficiente Salvador. Temos que entender essa lição de tremendo valor para nós. Algumas repetições são feitas devido a importância do assunto. Ele não é mero Salvador; Ele se apresenta como a própria salvação. Tudo Nele como Deus-Homem mostra plena, completa, perfeita e suficiência na salvação. Não há em Cristo o propósito apenas de livrar o homem do inferno. A salvação do perdido é envolvente em todos os detalhes, por isso Ele diz: “Vinde a mim”.

Vemos esses detalhes nos Salmos na linguagem metafórica que nos é mostrada ali, como: “Fortaleza”, “Refúgio”, Abrigo”, entre outros termos. A ideia é que o pecador aflito encontra Nele tudo o que precisa, para sua alma, quando percebe pela fé que vive num mundo cercado de inimigos ferozes. A salvação em Cristo é grandiosa, sublime e segura. Não há meia salvação, por isso os salvos foram postos Nele: “em Cristo”, linguagem que demonstra que tudo o que o crente precisa para esta vida presente e para a eternidade está perfeitamente Nele.

Ele chama: “vinde a mim” mostrando um Deus que se revelou em toda verdade. Nada está oculto. Nada em Cristo satisfaz o mundo; tudo nele é motivo de escândalo, de ódio, loucura e perseguição da parte deste sistema mundano. Notemos como os judeus o viram. Eles depreciaram a aparência e sua família, mas apreciavam suas obras, porque indicavam o valor que eles tinham por um mundo melhor, de saúde e prosperidade. Mas quando abria a boca para mostrar Seus ensinos, logo a inimizade deles mostrava sua ferocidade.

Preciso ampliar melhor esse assunto. Como Criador, Cristo já prova sua bondade a toda criatura. Sendo Ele o Criador (João 1:3) sabemos que a criação inteira revela Sua perfeição e que nada, absolutamente nada pode ser imitado. Os homens têm perante eles uma fantástica provisão que traz consigo as marcas indeléveis do poder e da divindade de Cristo. Mas em Mateus 11:28 vemos o Deus-Homem se apresentando como Salvador. Que maravilha! O perfeito Criador e o perfeito Salvador. Há falha e defeito na criação? Não! Há falha e defeito na salvação? Não! Se não pode ver a glória do Verbo encarnado na criação, como verá a glória Dele na salvação? Se utiliza o mundo para viver no pecado, como vai querer escapar da corrupção que há no mundo buscando em Cristo Sua salvação?

Nenhum comentário: