quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (10)

 


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

Entendendo o firme fundamento: “...e pela verdade…”

Amado leitor, o texto em Provérbios 16:6 deixa bem claro, ao apresentar o firme fundamento da salvação dada ao pecador pela graç: “Pela misericórdia e pela verdade…”. Sei que ninguém pode ser exaustivo na explicação dessa tão preciosa doutrina, mas creio que o pouco que pude dar foi suficiente para o leitor atento seja, não só sabedor, como também firme defensor dessa perene verdade, em dias tão cheios de invencionices religiosos, como estes dias nos quais vivemos. Devo aproveitar para dizer que somos todos sujeitos a falhar nessa apresentação, porque é comum nossa natureza enganosa querer mudar o homem do nosso jeito, ou mesmo lutar para termos mais pessoas em nossas igrejas.

Veja também no texto as palavras que findam a primeira parte de nossa mensagem aqui: “...se expia a culpa…”. Notemos bem como as Escrituras estão solenemente interligadas e como seus ensinos perpassam por todo os livros inspirados, como sangue corre nas nossas veias. “Expiar” significa “Reparar um erro, uma falta; pagar um crime; remir ou remir-se”. Satanás tudo faz para dar sentimentos aos homens de que eles são capazes por si mesmos de pagar suas culpas. É até comum ouvir que é com sofrimentos aqui que os homens pagam o que fizeram de errado. Quantos erros! Como pode o pobre pecador escapar das suas dívidas contra Deus.

Mas a verdade sobre a expiação está exposta aos homens por meio da revelação bíblica. Se sairmos das Escrituras nos perderemos nessa “floresta” mundana de mentiras religiosas. Os homens ignoram suas culpas e na cegueira e orgulho do pecado eles vão passando por cima de suas atrocidades, achando que tudo ficou limpo no passado e que tudo há de melhor no futuro. Notemos como a bíblia usa muitos termos para relatar a triste condição do homem perante Deus. Deus aponta o pecado, chamando-o pelo nome, como iniquidade, transgressão, injustiça, delito, ofensa, blasfêmia, abominação, entre tantos outros termos. Tudo mostra a condição de culpa e que se não for expiada essa culpa do homem com Deus, o destino de terror eterno aguarda os pecadores. Importa que todos saibam que recusar a verdade escrita é selar o destino eterno no abismo.

Não há verdade mais humilhante para o homem do que saber que não há nele qualquer condição para expiar suas próprias culpas. Caim fugiu porque não quis aceitar o sistema de Deus e é esse o mesmo caminho que tomam milhares. Deus enviou Seu Cordeiro Amado do céu à terra, para ali na cruz fazer expiação pela imensidão de nossas culpas. Que pagamento! Sua obra expiatória foi perfeita, de tal maneira que Ele mesmo gritou: “Está consumado!” ou “Está pago completamente!”. Não é maravilhosa essa história da redenção? Meu amigo acorde! Veja que você não pode, nem jamais poderá pagar sua dívida contra Deus. Quer acordar no inferno para ali sofrer eternamente? Agora é o momento para correr para Cristo, buscando Nele, apenas Nele a solução definitiva, para que você, pelo socorro de Deus venha a escapar da ira vindoura!

Nenhum comentário: