quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (7)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

Entendendo o firme fundamento: “...e pela verdade…”

Estou procurando mostrar o quanto o fundamento da salvação deve estar firmado nas Escrituras, caso contrário não é salvação bíblica. Se vacilar nisso todo fundamento vai desmoronar com o passar do tempo. Não há nada no homem, nem no mundo que possa estruturar a vida de qualquer quanto à salvação eterna e um viver em santidade neste mundo. Quando a bíblia diz: “...e pela verdade…” é porque está ressaltando a verdade bíblica. Se ausentar a palavra revelada do viver e no viver, não há quem possa subsistir na fé e tudo virará superstição.

Examinemos esse fato no livro de João, quando Jesus confronta com os religiosos judeus. O que havia com aqueles homens? Não eram eles que cria na lei de Moisés? Não era eles que se gabavam de crer no Deus de Abraão e que achavam que iriam morar no Paraíso celestial? Sim! Por que Jesus tinha que confrontá-los? Notemos bem que nosso Senhor, sendo Ele mesmo a verdade (João 14:6) trouxe consigo a exposição da verdade. Notemos bem que Ele não anula a lei de Moisés. Ele mostra aos Seus interlocutores que tudo o que Moisés, os profetas e os Salmos falaram, na realidade estava referindo a Ele, o Cordeiro de Deus. Aqueles judeus viam a letra, mas não o espírito que envolvia aquelas letras inspiradas.

Poderia dinamizar mais esse assunto, mas quero apenas tomar essa interlocução vista em João, para mostrar a importância da verdade. No capítulo 8 de João verso 32 nosso Senhor diz aos judeus: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Esse texto tão conhecido deve invadir nossa compreensão, porque sem a verdade conforme a Palavra de Deus a expõe, ninguém compreenderá o que significa salvação bíblica, conforme o que estamos presenciando hoje no âmbito evangélico.

Procedo para mostrar outro fato que considero de cardeal importância é que a verdade vinda de Deus deve invadir o coração. Sem esse trabalho que é soberanamente feito pelo Espírito Santo, teremos lamentavelmente resultados tristes. Na área evangélica hoje verificamos largamente de um lado uma ênfase poderosa dada ao emocionalismo e isso resulta em grande perigo às pessoas, porque as emoções sem a luz da verdade revelada, elas tomam o controle trazendo com efeito uma indiferença ao que a bíblia diz. Emoções sem a verdade traz sonhos, vaidades e fantasias provenientes da natureza carnal. Não estou dizendo que não vai ter a bíblia, mas ela será usada para as conveniências sentimentais das pessoas.

Por outro lado nós temos um avanço grande do que posso chamar de escolaticismo. O que é isso? É a verdade, cuja luz chega apenas à mente e pronto. Nada mais! Isso é tão perigoso quanto o sentimentalismo, porque pode levar ao endurecimento provocado por orgulho derivado de conhecimento. Conheci e conheço pessoas que sabem bem da teologia bíblica e alguns a conhecem profundamente, mas estão longe da vida que há em Cristo. Conheci alguns que diziam ser salvos porque obtiveram conhecimento acerca da salvação, mas suas vidas hoje estão marcadas pela apostasia, ou queda, voltando para o habitat deles – o mundo.

Nenhum comentário: