segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (14)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6)

O EFEITO DA SALVAÇÃO: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”

Podemos ver que o efeito da salvação é santidade: “...e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”. A razão é simples, pois a mesma graça que opera salvação, também opera santidade. A graça salvadora é também a graça santificadora. Para dinamizar ainda mais, a salvação que Deus opera invade o coração e não meramente a mente ou emoções. Na salvação o homem é visto no íntimo, onde Deus o vê e é ali que Deus realiza Sua obra em tirar o coração de pedra, a fim de por um novo coração, para que o homem tema a Ele.

Meditemos no efeito que envolve a vida do homem salvo e a razão que o leva a evitar o mal. Veja que não é algo meramente religioso. Um mero religioso pode até fugir de determinados perigos, mas ele o fará por imposição legalista, por princípios que aprendeu na família, ou por um temor, cuja motivação não é a glória de Deus. Vemos a enorme diferença entre Saulo, antes da sua conversão com a vida de Jó. É dito no primeiro capítulo do seu livro que Jó temia a Deus e fugia do mal. Veja a diferença entre Saulo e Jó. Saulo era religiosamente legalista e seu rigor religioso era sem qualquer fundamento, mesmo tendo em mãos as Escrituras do Velho Testamento e as regras impostas da lei de Moisés, segundo os costumes dos fariseus. Jó revela o temor realizado pelo exercício da graça de Deus, porque sua vida piedosa causava um ódio mortal da parte do diabo, enquanto as bênçãos materiais de Deus causava inveja por parte dos homens. O fervor religioso de Saulo era motivo de prazer da parte do diabo, porque este trabalhava enganosamente em seu coração.

Vamos chegar onde devemos chegar. É efeito da salvação, porque na cruz o pecador viu sua miséria levada por Cristo. Eis aí o ponto de partida, de onde está a fonte da piedade do salvo – na cruz. Se não partir da cruz então todo enfoque terá um final infeliz. O homem salvo é aquele que, diante de Deus viu sua miséria e buscou segurança eterna na salvação em Deus. Foi assim com Jó? Claro! Ele via em Deus o socorro para o homem caído, por isso orava pelos filhos, com fidelidade, para que não desonrassem a Deus.

Quem lê o livro de Jó percebe que ele tinha seu coração focado em Deus e buscando resposta em Deus. O homem em cujo coração está ausente o temor do Senhor, ele pode ser religioso, como Saulo foi e ser extremamente zeloso como Saulo foi, mas ele é essencialmente humanista. Notemos que no caso de Jó, tendo aqueles seus três amigos lhe perturbando com filosofia de que a sabedoria estava com os idosos, Jó não se arrefeceu na fé, pelo contrário venceu os três e foi até chegar à face do seu Senhor, a fim de obter a resposta, como vemos a partir do capítulo 38 daquele profundo livro.

Sem ter conhecido a purificação pelo sangue, o perdão e justiça de Deus em Cristo, é plenamente certo que o homem não fugirá do mal, pois seu coração ainda estará aliado aos compromissos religiosos e apaixonantes de um mundo que jaz no maligno.

Nenhum comentário: