sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

“A CAUSA E O EFEITO DA SALVAÇÃO VISTOS NO HOMEM” (4)


Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal(Provérbios 16:6)

A CAUSA DA SALVAÇÃO: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa…”

Avancemos mais em examinar essa verdade exposta pelo Espírito Santo em Provérbios 16:6. Eu sei que é um assunto aparentemente conhecido quando tratamos da queda do homem. Mas, quando encaramos seriamente esse tema nas Escrituras, percebemos que esse ensino realmente é desconhecido em sua profundidade. Creio que a razão é que tudo o pecado de engano, a fim de que o homem pense que a queda não foi tão grave assim. No íntimo o pecado é visto como uma mera queda ou mesmo um problema que ocorreu e que não foi assim tão trágico.

Mas eu quero levar o leitor a meditar no próprio texto de Provérbios 16, porquanto ali está o termo “misericórdia”, acerca do qual já falei anteriormente. Não vamos tratar o assunto superficialmente, porque a bíblia não o trata assim. A nossa queda em Adão prova que é só por misericórdia, porque foi atitude gravíssima da nossa parte, quando em Adão demos às costas a Deus para obedecer a voz da serpente. Não foi algo simples, que requer que o homem seja tratado com jeito, a fim de trazê-lo de volta. Absolutamente não!

A queda do homem não foi mero desvio, mas sim uma atitude que trouxe a desgraça a toda raça e essa desgraça é vista no resultado do pecado – a morte. Enquanto em Deus o homem tem vida, no pecado o homem é morto. Corpo, alma e espírito do homem foi tomado pela força dominante da morte. O que vemos em seguida é um Deus compassivo indo à busca do homem: “Adão, onde estás!”. Isso é misericórdia, porque não fosse a riqueza dessa compaixão, toda razão sofreria imediato castigo no inferno.

Veja também que no pecado, devido ao estado de morto, o homem não pode ver nem ter qualquer esperança de retornar por si mesmo a Deus. No pecado o homem quer avançar na escuridão e partir para o mais longe possível de Deus. Não há da parte do homem qualquer desejo de retornar, de buscar, de gritar em busca de socorro ou achar qualquer luz no final do túnel. O pecado é o ambiente paradisíaco do homem, pois vê apenas o momento e vive do momento.

Estou dando ênfase a isso, justamente para tornar notória a ação de Deus em buscar o perdido e morto no pecado, e isso significa misericórdia. Que fantástica provisão de Deus! Quando o homem se tornou um réu digno do inferno, eis que o Senhor ergueu a força da Sua compaixão e partiu, não só à busca do homem, como também mostrou as maravilhas dessa compaixão. Ele não mostrou o caminho de retornou ao Éden, porque a queda fez com que toda criação fosse contaminada. Ele mostrou a porta do Paraíso aberta. Em Sua graça Ele abriu os olhos de Abel e este pode ver a provisão salvadora no sangue daquele animal que matou, a fim de oferecer sacrifício agradável e aceitável a Deus (Gênesis 4). Temos nós explicação para isso? Claro que não! Abel entendeu a lição compassiva de Deus, assim como Adão e Eva, pois receberam as vestes feitas por Deus da pele do animal. E é certo que todos os homens e mulheres que se converteram de coração sabem dessa provisão, quando Deus enviou Seu Filho para ser nosso Cordeiro que na cruz foi morto em nosso lugar, a fim de nos dar eterna e gloriosa salvação.



Nenhum comentário: