quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (1)


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

INTRODUÇÃO: Precisamos examinar de perto o “Vinde a mim” de Jesus, neste texto tão conhecido e tão cheio das profundas riquezas da graça. Nós estamos perante o próprio Deus-Homem erguendo Sua voz e chamando os pecadores com Seu “Vinde a mim”. Notemos o quanto isso tem de valor a nós pecadores. Já de antemão tenho de explicar que esse Jesus que fala no texto não é esse jesus tão falado e badalado em nossos dias. Não tenho dúvida que o jesus atual não é o Jesus da bíblia, mas sim inventado pelos mundanos nestes dias tão perversos e cheios de mentiras religiosas.

Mas nosso Senhor não se ocupa em se defender, para mostrar sua posição divina perante os homens. Ele veio ao mundo, tendo em vista a salvação dos perdidos, portanto, Seu enfoque é a cruz e seu chamado é direcionado aos que no texto são vistos por Ele como os cansados e sobrecarregados. Nos versos anteriores nosso Senhor mostra o juízo que cairia sobre cidades como Betsaida e Cafarnaum, onde nosso Senhor realizou milagres incríveis, mas o povo nem um pouco interessou em conhecer a excelência do Filho de Deus, o qual realizou aqueles atos maravilhosos.

Mas logo o Senhor eleva Seu coração ao Pai, exalta a vontade soberana do Seu Pai; mostra o vínculo de harmonia e glória entre Ele e o Pai; fala que não há quem possa conhecer o Pai, a não ser o Filho e que ninguém pode conhecer o Filho, a não ser o Pai. Maravilhas! Quanto tudo parecia algo tão secreto e sem qualquer chance para os homens, o Senhor diz: “… e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Impressionante! De repente o cenário do conhecimento de Deus aos homens é aberto, mas fica claro que a decisão não é do homem, mas sim do Filho: “...a quem o Filho o quiser revelar”.

Essa é a mais sublime lição que aprendemos nesse texto, pois impressionante notícia chega a nós, que Cristo veio nos introduzir na comunhão íntima com Deus, e Ele faz isso chamando os pecadores à salvação. Nós não conhecemos o Senhor; não sabemos de fato quem é Cristo, o Filho de Deus. Nós ouvimos de um Jesus e satanás vem para confundir, introduzindo um salvador diferente. É isso que normalmente ouvimos hoje. Mas nosso Senhor veio nos mostrar Sua gloriosa salvação e nessa salvação é que conhecemos quem é o Deus da bíblia.

Ele mostrou Sua glória para Pedro, Tiago e João, quando os levou ao Monte onde foi transfigurado. A visão de glória deixou os três discípulos fascinados. Mas como Ele nos chama à Sua comunhão de glória? É para subir a algum monte? Não! O chamado Dele ecoa assim: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados…”. Tudo começa quando o perdido é tirado das trevas, dessa zona de escravidão, da maldição onde o pecado lhe colocou. Tudo começa na salvação, pois é nessa salvação que os olhos do homem são abertos e o aflito pecador passa a andar com Deus aqui e na eternidade entrará em glória que jamais acabará. Eis a mensagem que o verso nos traz e nesse verso que conclamo a todos para que juntos conheçamos o tão grande Salvador e Sua tão grande salvação!

Nenhum comentário: