segunda-feira, 1 de abril de 2019

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA (3)



“E entre eles, também todos nós andávamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:3)
FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA POR GERAÇÃO.
        Os homens são filhos da desobediência por geração, e não é incomum pensarmos diferentes do que aquilo que a palavra de Deus ensina. Foi difícil para a esposa de Moisés, (com seus costumes pagãos no meio dos midianitas) aceitar o fato que seus dois filhos teriam que ser circuncidados, caso contrário Deus os mataria. Não é assim conosco? Pois quando pensamos em nossos, achamos que eles, por serem filhos de crentes, já são crentes por natureza. Muitos são os que afirmam que nasceram crentes. Não duvido nem um pouco que Davi era um crente, mesmo havendo cometido aquele tão grave pecado contra Deus no caso de Bate-Seba. Mas, foi após ter descoberto seu crime que ele fez a tão conhecida confissão: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5).
        Mas, o que é mais impressionante no relato sagrado quanto a esse assunto é que Deus exibe a ficha de cada filho de Adão e essa ficha Ele mesmo mostra em Sua Palavra. Vemos esse relato em Romanos 5:12, onde Paulo mostra nossa condição e nossa origem: “Assim como por um só homem entrou o pecado e pelo pecado, a morte...”. “Um só homem” indica que não existe outra raça melhor, mesmo que os homens aqui façam discriminações entre eles. Nós viemos de um casal que ali no Éden tombou; eles são nossos pais, temos a mesma natureza deles e estávamos neles quando caímos. Não há uma raça pura, nem outra raça mais caída do que outra. Os judeus pensavam assim, por isso tratavam os gentios com tanto desprezo, mas o Senhor deixou a verdade da origem deles bem esclarecida no capítulo 8 de João. No Velho Testamento Deus fala a nosso respeito de uma forma ainda mais aterrorizante, como é descrito no capítulo 57 do livro de Isaías. Já escrevi sobre aquele assunto e meus leitores podem achar no blog com o tema: “A triste jornada dos ímpios neste mundo”.
        Assim, percebemos que não há como enganar Deus, pois é impossível ficar sem ser descoberto perante a mensagem inspirada e revelada a nós. Assim, nossa natureza é a mesma de nosso pai – natureza caída. Em 1 Coríntios 2 Paulo usa a linguagem “homem natural” (verso 14). Ele trata os homens não salvos como pessoas naturais. O termo “natural” significa “regido pela alma”. Podemos perceber só com esse termo que nada há no homem senão uma alma viva e um espírito morto. Nesse caso o homem regido pela alma vive apenas daquilo que é da natureza terrena; vive daquilo que vê, sente, pensa, etc. Não há outra razão de viver, por isso é chamado de homem natural, fazendo real diferença com o “homem espiritual”, o homem crente.
        Se voltarmos para o texto de Efésios 2, vemos que ali Paulo, usando outras palavras mostra o que somos neste mundo, devido ao fato que viemos da queda. Paulo usa a expressão: “Seguindo o curso deste mundo”. Essas palavras mostram a limitação do viver dos filhos da desobediência neste sistema de vida aqui. Significa que entram aqui pelo nascimento e saem daqui pela morte. Na contagem de Deus essas vidas passam rapidamente, como um conto ligeiro, como fumaça que sobe, mas que logo se dissipa. Esse é o viver aqui, e o próprio Deus já determinou Seu santo e justo julgamento contra os homens no pecado, pois diz que eles “cedo serão ceifados” (Salmo 37) como fazemos quando usamos a ferramenta certa para a colheita.
        Eis aí um pouco da nossa foto mostrada em palavras; eis aí nossa situação tão drástica perante Deus. Pode bem ser que o homem tenha uma boa vida, muitos recursos materiais, amigos, boa família, etc. Mas para que serve isso diante da verdade de sua pobre e mísera existência aqui?

Nenhum comentário: