terça-feira, 23 de abril de 2019

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ (1)


                            
“Eis o soberbo, sua alma não é reta nele, mas o meu justo viverá por sua fé” (Habacuque 2:4)
INTRODUÇÃO:  
       Para mim um dos assuntos mais impressionante da revelação bíblica é aquele que trata da fé que foi entregue aos santos.sa é a fez que faz a real diferença entre a verdade e a falsificação religiosa destes últimos dias. Satanás é  expert nesse assunto de falsificar a fé; ele faz com que o brilho da falsa fé pareça ser do ouro puro de Ofir; ele quer que todos os homens se sintam lisonjeados pelo fé que marca o coração dos religiosos; ele utiliza os falsos mestres na arte de enganar os homens, ao afirmar que todos têm fé e que essa fé é poderosa. É essa a mais poderosa missão de satanás nestes dias pervertidos. Tenho visto muitos chamados crentes iludidos pela falsa fé; muitos sustentados numa paz perigosa que originou em seus próprios corações, mas que jamais brotou na alma por obra do Espírito Santo e da Palavra.
       Ora, nós sabemos que todos os homens no mundo possuem fé. Os testemunhas de Jeová creem nesse ensino e depositam fé numa divindade sustentada pelas mentiras perigosíssimas; muitos creem em seus santos e ídolos; os budistas depositam a confiança deles num ídolo e até mesmos os ateus declaram no íntimo sua fé em alguma coisa. Inclusive Tiago fala que os demônios creem mais que muitos professam crer, porque até chegam a tremer com essa fé. Conheci vários que professavam crer no próprio Senhor Jesus, mas que morreram em seus pecados; já vi muitos participarem de cultos, cantar com os crentes, orar e fazer outras atividades no meio evangélico, sem que jamais fossem crentes em Cristo.
       Mas quando abrimos as Escrituras percebemos logo que há real diferença entre a fé verdadeira e a fé falsa. O próprio texto de Habacuque mostra a nítida diferença entre o soberbo e o crente: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele, mas o meu justo viverá da sua fé”. Se examinarmos de perto o soberbo, veremos que afirma que tem fé, e muitos parecem ser mais fervorosos do que alguns crentes. Mas a diferença está no fato que a fé dos soberbos faz nítido contraste com a fé dos verdadeiros crentes. A fé dos soberbos revela que eles não têm qualquer sinal de vida no íntimo. A fé tem a finalidade de mostrar o que ela é pelos atos. Percebemos que os soberbos não têm vida interior; não há retidão dentro deles; quando falam da sua fé, estão apenas expondo isso com exímia soberbia. Mas não é isso o que vemos no justo, pois eles vivem da fé. Isso significa que há vida neles: “...o meu justo viverá...”.
       Amado leitor, meu objetivo é expandir esse assunto e me esforçarei no sentido de levar cada um de vocês a entender o verdadeiro sentido prático da fé cristã. Desejo em especial tratar do relacionamento entre o crente e Deus, justamente porque há perigo de confundir a verdadeira fé com a fé que todos têm e que até mesmo muitos podem até mesmo pensar que é verdadeira fé, mas que não passa de imitação. Quão perigosa é a falsa fé! Quão astucioso é o pai da mentira! Ele não quer enganar os que estão no pecado, pois estes já vivem sob sua ilusão. O alvo do pai da mentira é tombar os servos de Deus, os filhos da verdade. Que o Senhor tenha misericórdia de mim ao expor tal assunto. Vejo o quanto crentes verdadeiros têm murchado diante da força da mentira que avança nestes dias maus.
       Precisamos de homens e mulheres que realmente creem de coração; o mundo precisa ver a competente fé em ação, glorificando a Deus e fazendo o bem perante os homens. A igreja do Senhor é constituída por homens e mulheres crentes no real sentido desse termo “crente”. Que eu possa ser usado em expor essa verdade através desse texto tão glorioso extraído de Habacuque 2:4, a fim de repartir a todos as maravilhas desse ouro puro que foi dado ao pecador salvo, no dia da sua salvação.

Nenhum comentário: