terça-feira, 30 de abril de 2019

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ (6)



“Eis o soberbo, sua alma não é reta nele, mas o meu justo viverá por sua fé” (Habacuque 2:4)
QUALIFICANDO A FÉ: “...o justo viverá da fé”.
        Estou me esforçando para mostrar aos meus leitores o quanto a palavra de Deus qualifica e destaca a fé; mostra que há diferença entre ela e a fé espúria deste mundo. A fé verdadeira vem de Deus; é o Espírito Santo implantando no peito a fé que leva o crente a deleitar-se na graça e na tão grande salvação. Esta salvação tem o começo feito por Deus e continua a obra diariamente, até o grande Dia final. A fé natural, ou nascida do homem, nada tem de valor. O Senhor viu a ausência da fé pura na igreja de Laodicéia e censurou os falsos crentes ali. Satanás é o fabricante dessa fé; ela nasce aqui e morre aqui; ela não tem o verdor da graça; ela é mundana, infiel, desobediente e idólatra; ela é essencialmente  humanista e presa aos homens aqui. Enquanto o pecador não for salvo, sua fé nenhum valor terá perante Deus.
        Digo mais que a fé verdadeira, há de mostrar a qualidade do viver do justo. Primeiramente, a fé justifica Deus. Não vemos um verdadeiro crente se justificando, porque compreende que nada há de bom em si mesmo. O crente dá a Deus toda honra, em todos os aspectos da vida. Notemos bem que em Habacuque o crente é chamado de “o justo”. Significa que a vida foi arrumada; que a alma torta perante Deus, agora é reta e que não há vaidade nisso. A fé natural tende a achar bem no homem; tende a confiar em si mesma e vê motivo de louvores naquilo que o homem religiosamente é capaz de fazer. Mas não age assim os que verdadeiramente creem, porque já brilha a luz da verdade em seu ser, e assim o viver será para os louvores do Senhor.
        Além disso, o verso deixa claro que habita vida naquele que crê, enquanto a falsa fé tem luz daqui mesmo, a luz que brilha e apaga diante das circunstâncias adversas deste mundo. A fé tem a vida que há no Filho, por isso pode viver. De repente a alma vê tudo à luz celestial e caminho no sentido contrário que o mundo caminha; agora marcha para o céu, tomando decisões firmes e fortes aqui. Nota-se que o padrão da fé cristã é infinitamente mais elevada do que o padrão deste mundo. Os salvos trilham o caminho da certeza; eles lidam com o documento de Deus. A fé contempla o invisível e essa atitude inquieta o mundo, pois a impiedade não pode conceber tal atitude: “Onde está o teu Deus?” (Salmo 115:2). Notemos bem como José no Egito foi conduzido na certeza de que tudo estava sendo conduzido pelas mãos de Deus, enquanto ele passava no meio da incerteza. Coisas que Potifar e Faraó jamais poderiam ver, aquele jovem escravo podia ver o que estava além deste véu.
        A incredulidade depara com a vida aqui e pode curtir com aquilo que compreender ser verdade, mas vive sem documento. Quando vêm as dificuldades a incredulidade não tem onde firmar seus pés; não há qualquer rocha que venha lhe dá sólida confiança. Como um cão farejando o chão à procura de alimento, eis que falsa fé fareja o mundo, buscando aqui e ali algo que lhe dê melhor sorte, fortuna, saúde e paz. A fé falsa fala de Deus, mas não pode estribar-se em Deus; pode crê em Jesus, mas nada há de uma ligação com o Senhor. A fé natural não tem parentesco com o céu, por isso nada de lá lhe interessa. Seus parentes e amigos estão aqui, confinados aqui mesmo, por isso delicia-se com as chamadas bênçãos terrenas. Olhemos bem para a fé natural, pois ela se encanta com mentiras religiosas e é levada facilmente por belas palavras dos falsos mestres.
        Quão felizes são os que creem! Quão bem-aventurados são os que podem repousar sua confiança e esperar no Senhor! Neste mundo tão horrível, cheio de desespero, maldade e outros tormentos, a fé falsa é desmanchada, como se desmancha o gelo ante o calor. A fé pura e santa prevalece, busca força na graça, cresce na confiança e caminha seguro descanso nos eternos braços do Senhor e Pastor das ovelhas.

Nenhum comentário: