quinta-feira, 4 de abril de 2019

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA (6)



“E entre eles, também todos nós andávamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:3)
FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. PROVADO NOS ATOS “espírito que atua...”
            O que tentarei abordar agora é o que o próprio texto expõe: “espírito que atua nos filhos da desobediência”. O motivo é para que o assunto venha ser entendido de uma melhor forma para todos os que realmente amam a palavra. Sinto-me muito triste por ver o quanto o evangelho moderno é tão superficial, porque realmente não lida com o coração do homem. Sem essa invasão santa nos esconderijos secretos do homem, o resultado é que tudo vai piorar ainda mais. Ao encarar os versos de Efésios 2, vemos que eles estão mostrando a realidade do homem internamente e não por mera aparência. Se olharmos por fora realmente não entenderemos muitas coisas e nossa tendência será desprezar a palavra de Deus, a fim de colocar nossos argumentos, em defesa do homem.
            A bíblia é o único livro na face da terra que lida com o homem no coração. Por quê? A razão é que Deus vê tudo à luz da realidade, no coração. O homem verdadeiro é visto por Deus como morto (caso não tenha recebido a vida que há no Filho). Nós vemos o homem andando, falando, com seus costumes bons ou maus, etc. Mas Deus não vê assim. O homem no pecado é um morto; quem lida com os mortos é satanás e esse príncipe tem este mundo caído em sua mão (1 João 5:19). Sem a vida que há apenas em Cristo não há qualquer possibilidade do homem ser filho de Deus; todo seu ser está entregue à iniquidade; por fora, mesmo que pareça ao contrário, todos os membros do seu corpo estão entregues à serviço do pecado.
            Muitos homens incrédulos prestaram bons serviços para Deus, mas não o fizeram  por adoração, amor e consagração de forma voluntária. Eles foram comprados para tal finalidade, assim como escravos eram antigamente comprados para as finalidades daqueles que os comprava. Esse foi o caso de Ciro, Nabucodonosor e muitos outros. Há uma diferença clara entre os serviços deles e o serviço prestado pelos filhos de Deus. Estes o fazem por amor e atitude de obediência; eles fazem coisas, que para a natureza pecaminosa do homem é impossível que sejam feitas. Em 2 Pedro 2: Cristo é apresentado como um grande déspota que comprou até mesmo falsos mestres, a fim de que eles realizem o trabalho de enganar os incautos neste mundo.
            Deus, entretanto revela o que está oculto e é isso que nós precisamos saber. Se conhecermos o homem por Deus, então entenderemos seus atos por fora. A causa está no coração e os efeitos serão apresentados em seu falar, andar e viver aqui. Os homens não são filhos da desobediência porque praticam pecados feios e causam tumultos e prejuízos neste mundo. Um evangelho social mudou tudo hoje e a ocupação de boa parte da igreja é restaurar o homem no viver social, tirando-o das drogas, do roubo e outras atividades. Entretanto, os homens são filhos da desobediência em quaisquer circunstâncias e feitos. Tudo é medido pelo fato que não obedecem de coração a Deus; a palavra de Deus não está guardada em seus corações.
            Não há qualquer disposição dos filhos da desobediência em honrar a Deus em seus lares; aliás, determinadas funções dadas aos sinceros crentes vão diametralmente em oposição aos pensamentos dos homens aqui. O mundo rebelde não compreende os princípios de justiça da parte de Deus, por isso vão dizer que é loucura uma mulher submeter-se ao marido, este amar somente sua esposa e outras práticas de um viver santo, justo e sábio. Os filhos da desobediência não se enquadram ao estilo de vida dada aos crentes em Cristo. A justiça deles é medida aqui e não na balança divina, por isso vão condecorar o perverso e amaldiçoar os justos.

Nenhum comentário: