terça-feira, 2 de abril de 2019

A ETERNA CONQUISTA DA REDENÇÃO (2)



“Assim, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glória desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. O Redentor virá a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor” (ISAÍAS 59:19-21)
A GRANDE CONQUISTA APRESENTADA MUNDIALMENTE (verso 19)
        Caro leitor, estamos presenciando pela fé as maravilhas da conquista eterna da tão grande salvação. O livro de Isaías todo mostra o que Deus iria fazer (como de fato fez) trazendo salvação ao mundo. A intenção de Deus é mostrar Seu Salvador, Seu Braço forte, Seu Servo sofredor ao mundo. Essa verdade brilha com intensidade no capítulo 53, mas é no capítulo 59 que vemos o desenrolar dessa gigantesca obra do Senhor no mundo. Que o Senhor venha despertar corações para essas tremendas verdades que trazem temor e alegria aos salvos e que espantam o mundo.
        Na conquista da redenção vemos que Deus de antemão apresenta ao mundo. O trabalho de Deus em Israel no grande período da lei veio mostrar quão infame é o coração do homem; que não há qualquer disposição para Deus e isso vemos em toda história de Israel. Na realidade, a lei veio mostrar o quão amaldiçoado é o homem no pecado, não importa se estiver perto (Israel) ou se estiver longe (os gentios). Com respeito a Israel, vemos Deus tratando aquele povo como uma mulher traidora, uma nação que propositalmente abandonou o Senhor (capítulo 5). O que vemos é um Deus de amor volvendo Seu terno e gracioso coração para buscar os gentios. Como isso acontece? É essa a mensagem que passamos agora a ver no desenrolar dessa exposição.
        A primeira lição creio que deverá ser marcante para nós, porque mostra que na redenção, a tão grande salvação derrota completamente o domínio do pecado no homem. Como assim? Precisamos prestar atenção devida à simplicidade da linguagem bíblica: “Então temerão o Nome do Senhor...”. Não é verdadeiramente incrível essa declaração? Como pode homens no mundo inteiro temer ao Senhor? Não há outra resposta, se não houver uma intervenção da preciosa graça. Sempre Deus agiu assim, caso contrário não há sequer uma mínima possibilidade do homem, no pecado temer a Deus. A passagem em Romanos 3 já deve ser bem conhecida dos meus leitores: “Não há temor do Senhor diante dos seus olhos” (Romanos 3:18). Os homens podem se tornar religiosos e tremendamente apegados aos costumes, como agiam os judeus no tempo de Isaías e mesmo quando o Senhor esteve aqui em Sua humilhação. Temer a Deus é obra milagrosa de um Deus gracioso que prometeu tirar do homem o coração de pedra, para dar-lhe um coração que Lhe temesse. Então, o que é impossível fazer naturalmente no homem, a graça faz.
        Preciso dinamizar um pouco mais esse assunto, porque foi a promessa de Deus dar aos eleitos esse coração cheio desse santo princípio de sabedoria, que é o temor do Senhor. O propósito principal do evangelho é realizar no homem caído esse trabalho da incrível arte da graça, caso contrário não haverá mudança no homem. Vejo hoje, como esse novo evangelho está longe dessa verdade e como espalhou uma mensagem que mais eleva o homem do que a glória de Deus. Se alguém afirma que é salvo, mas desconhece o temor ao Senhor, então é certo que não houve salvação. O evangelho causa um espanto no mundo, porque expõe algo que ninguém pode fazer que é dar ao homem um novo coração. Quando isso ocorre é sinal de que findou-se o domínio do pecado no coração. Aquele recinto escuro, sob o cetro inimigo, agora recebeu a luz da glória; o Espírito de Deus passou a habitar ali, a fim de revelar que Cristo reina no coração. A linguagem agora é “Cristo em vós” a esperança da glória. Não é uma verdade tão esplêndida para nós os crentes?

Nenhum comentário: