quinta-feira, 11 de abril de 2019

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA (8)


                                       
“E entre eles, também todos nós andávamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:3)
FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. PROVADO NOS ATOS “espírito que atua...
        Os chamados de “filhos da desobediência” têm seus corpos à serviço da iniquidade. Nessa condição é impossível que alguém que não conheceu a salvação em Cristo venha oferecer seu corpo em adoração a Deus. Os filhos da desobediência desconhecem na vida, na mente e nas emoções o que realmente significa compaixão de Deus, por isso não irão, jamais receber exortações à santidade e consagração: “Rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos...” (Romanos 12:1). Eles poderão chegar a um alto grau de religiosidade; poderão realizar sacrifícios incríveis; poderão citar o nome de Deus e de Jesus; poderão falar versos bíblicos, etc. mas, tudo isso não passará de atos externos, de serviço executado na carne.
        Não há nos filhos da desobediência qualquer elemento da verdade eterna no coração, para que possam erguer um culto de adoração verdadeira a Deus. Eles também não possuem um coração vivificado, a fim de fazer desse coração um santuário de adoração a Deus em espírito. Os filhos da desobediência dependem de liderança externa e de circunstâncias para realizar seus cultos; eles vivem de superstições e era assim com a mulher samaritana, crendo que a cisterna de Jacó provia bênçãos espirituais (João 4). O prazer dos filhos da desobediência é incrivelmente voltado para a mentira. Alguns se atiram voluntariamente às mentiras mais terríveis, inventadas religiosamente por satanás. Outros, como os judeus encobrem o amor à mentira com bela capa de verdades. Alguns conseguem aparência de piedade, até que são descobertos no íntimo, e quando isso ocorre, eles se erguem em fúria contra Deus. Quase que os religiosos de Nazaré mataram Jesus, lançando-O de um penhasco (Lucas 4). Não o fizeram porque ainda não era a hora da morte do Senhor. Mas eles fizeram contra Barnabé, assassinando um homem, somente porque lhes pregou a verdade (Atos 7).
        Sendo filhos da desobediência, é lógico que o espírito de desobediência opera neles. Não há neles o Espírito de Deus; não há neles qualquer apreciação pela verdade. Não há nos filhos da desobediência qualquer interesse em santidade; não há neles desejos por conhecer um Deus que é santo e não há sentimentos e entendimentos para obedecer as ordens que vêm do céu. Deus lida com vivos, mas os filhos da desobediência estão destituídos da vida que há no Filho. Tirá-los do ambiente mundano para coloca-los num ambiente espiritual resultará em desgraça, será como peixe se debatendo fora d’agua. Nos filhos da desobediência nada neles de alegria, felicidade, prazer, segurança, paz, etc. Essas coisas não existem neles, por isso eles dependem inteiramente daquilo que o mundo pode lhes fornecer. Se tirar o mundo dos filhos da desobediência é como arrancar-lhes o coração. Eles entraram neste mundo e seguem os planos normais que este sistema tem, até que eles morram.
        É triste ver a situação dos mundanos. Deus não têm quaisquer planos para mudar este mundo. Toda esperança para os homens está num Deus de misericórdia. Os crentes entendem isso e sabem que foram alvos da compaixão de Deus. Os atos soberanos de Deus, suas verdades que nos foram entregues nos deixam abalados. Alguns filhos da desobediência ficam perplexos quando ouvem os ensinos santos de um Deus que opera segundo Sua vontade. Mas a reação será ou de humilhação, ou de mais orgulho ainda. A força do pecado leva os filhos da desobediência a pensar que podem andar sem Deus, que a vida aqui é deles e que céu e terra lhes pertencem. Não é terrível o engano do pecado?

Nenhum comentário: