quarta-feira, 3 de abril de 2019

A ETERNA CONQUISTA DA REDENÇÃO (3)


                        
“Assim, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glória desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. O Redentor virá a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor” (ISAÍAS 59:19-21)
A GRANDE CONQUISTA APRESENTADA MUNDIALMENTE (verso 19)
        Na página anterior pude mostrar o quanto a conquista da redenção traria milagrosa obra da graça de Deus na vida dos pecadores que seriam salvos. Como? “Temerão o nome do Senhor”. Quanto ignoramos isso! Não é possível ser um crente em Cristo sem conhecer o temor a Deus. Na queda o homem perdeu qualquer senso de respeito e temor ao Senhor; a função do pecado é cortar esse sentimento, retirar tal pensamento e anular tal conduta. O temor ao Senhor provem de um espírito vivificado, mas o pecado simplesmente matou o homem, por isso ele deu às costas a Deus, preferindo obedecer a liderança perigosa e soberba do diabo. É assim no dia a dia, pois no pecado o homem é cego, por isso não vê Deus à luz da verdade. Para ele a divindade é semelhante à criatura, por isso fácil de ser dominada, ludibriada e manipulada. Cada ser humano age assim e cria no coração um ser que ele imagina ser seu deus.
        Mas a graça faz algo simplesmente maravilhoso. A salvação em Cristo não produz pessoas cheias de mera gratidão, mas sim homens e mulheres que temem ao Senhor no íntimo. A gratidão quer pagar, enquanto o temor leva à obediência. O temor referido no texto e de acordo com o evangelho não é temor gerado por medo devido a consciência culpada, mas sim um temor de um filho em relação a um pai que ama. Os homens no pecado desafiam Deus; querem encará-lo e empunham suas armas contra Ele. Na salvação os homens entregam essas armas. Aliás, Deus mesmo as arranca deles e implanta Sua paz no coração. Esse é o propósito da grande redenção. Homens e mulheres chamados à salvação eterna recebem a justiça perfeita de Cristo; são revestidos dessa justiça, a fim de viver em justiça. Como pode isso acontecer sem temor a Deus? É impossível. Homens que antes eram ímpios, profanos e blasfemos, são chamados à salvação, a fim de viver em santidade, separação do mundo, a fim de honrar a Deus. Como isso pode ocorrer sem o devido temor ao Senhor?
        Em meu próximo argumento, digo e afirmo que a redenção profetizada em Isaías 59 traria, com efeito homens e mulheres ao reino de amor do Senhor (Colossenses 1:13). É óbvio que num reino há um rei. Nós estamos acostumados com o sistema de governo em nossa nação, por isso entendemos liberdade de acordo com aquilo que aqui aprendemos. Os salvos são chamados para uma submissão ao Rei dos reis. Não fazemos isso por obrigação, mas sim por voluntária obediência. O reino Dele é de amor, por isso as ordens do Rei devem ser colocadas em prática em nosso viver, a fim de apresentar ao mundo perverso a diferença entre o reino de luz e o reino das trevas. Hoje é muito raro encontrar crentes realmente fieis ao Senhor. O mundo simpatiza com esse estilo de vida cristã, porque a mensagem proclamada em nossos dias não traz os resultados conforme são apresentados na palavra de Deus.
        Quando o trabalho vem do Espírito de Deus, eis que os resultados mostrarão homens piedosos no lar, na igreja e no mundo. Piedade é o que? Piedade é o temor do Senhor na prática. Piedade é encarar a vida e lidar com os homens do ponto de vista de Deus. O nome do Senhor tem sido motivo de escárnio da parte dos ímpios; pessoas que jamais se converteram estão fazendo parte dos cultos e com isso têm atraído o mundo e seus costumes ímpios. O que está faltando? Não é a falta da pregação que trata da redenção? Claro!
        Que o Senhor estenda Sua compaixão pela nossa geração, a qual desconhece largamente o que significa o verdadeiro evangelho do arrependimento e da fé em Cristo.

Nenhum comentário: