quarta-feira, 3 de abril de 2019

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA (5)


                               
“E entre eles, também todos nós andávamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:3)
        Se o texto está afirmando que os homens no pecado são filhos da desobediência, obviamente é de se esperar que suas vidas serão demonstração clara de franca desobediência a Deus. Nunca os homens irão prontamente obedecer ao comando de Deus, enquanto não nascerem de novo. Nunca trilharão pelos caminhos justos e santos em seus deveres, porque não podem nem querem. Não podemos esperar que elefantes voem, porque não foram habilitados pelo Criador para voar. Assim também, devido ao pecado, os homens no pecado seguirão seus caminhos habilitados pelos seus próprios pensamentos e intenções do coração. Eles conhecem o padrão de vida deste sistema mundano; eles seguem aquilo que sentem, gostam, amam e creem. Nada há neles que tenha qualquer noção dos pensamentos de Deus; os caminhos de Deus jamais serão seus caminhos. Aliás, eles nem sequer toleram tais pensamentos do Senhor, porque consideram o estilo de vida em Cristo como loucura.
        Mas o leitor pode estar interrogando, porque tem achado muitas pessoas boas, religiosas e com condutas até mesmo melhores do que a conduta de muitos crentes. Ora, não estamos olhando as aparências, mas sim o coração. Para Samuel, os outros filhos de Jessé eram belos, fortes e capacitados para reinar em Israel, mas Deus não via assim. Samuel agia como nós agimos, pois olhamos a aparência e não o coração. Israel, quando procurou um rei para si, olhou para Saul, vendo que ele era esbelto e de aparência formosa escolheu-o erradamente como sendo seu rei. Homens podem ter toda aparência boa e agradável à nossa visão. Mas o Senhor não olha assim. Nada trouxemos para o mundo, senão uma natureza determinada a pecar. A beleza e simpatia não são sinônimas de obediência a Deus. Podem servir para os propósitos deste mundo, mas não para o Senhor. Alguém pode parecer demais com um dos meus filhos, mas sua voz e costumes mostrarão logo que não é exatamente meu filho.
        Os filhos de Deus são conhecidos pela obediência a Deus, conforme as palavras do Senhor: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus”. Também Ele foi bem enfático com os judeus enganados e enganadores: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (João 10:27). Os crentes em Cristo agem assim sob o comando do Senhor. Na Sua família Deus não tem nenhum filho de criação, ou por adoção, mas sim filhos que Ele mesmo gerou pela Sua Palavra. Por essa razão Ele convoca, chama, ordena e reúne Seus filhos. Os caminhos ímpios deste mundo são imediatamente abandonados pelos verdadeiros crentes, como diz uma estrofe de um antigo hino: “Os caminhos ímpios do mundo deixei, jamais neles vou seguir”.
        Os caminhos trilhados pelos crentes em Cristo seguem rumo ao céu. Como os filhos da desobediência vão querer andar por esses caminhos, considerados por eles de loucura? Procure os ímpios no meio do povo de Deus, adorando a Deus, fugindo do mal e do sistema mundano de vida, eles não estão lá. Às vezes os ímpios começam bem uma jornada cristã, mas logo voltam, pois o chamado do mundo é poderosamente forte. Já conheci e lidei com pessoas assim. No começo mostravam que iriam longe, mas o fato é que não eram salvas, pois a luz que receberam brilhou por fora, ou mesmo entrou na sala de recepção da vida. Não suportaram a verdade no coração.
        Meu amigo, Deus não lhe chamará de filho Dele porque você frequenta igreja, ou porque tem nome de evangélico, etc. Os filhos de Deus são conhecidos pela nova natureza recebida por ocasião da conversão a Cristo. Os santos de Deus são pessoas simples, perante Deus humildes e totalmente dependentes Dele no viver. Os santos dependem da força da palavra, a fim de serem habilitados no trilhar no meio dos perigos na jornada aqui.

Nenhum comentário: