quarta-feira, 17 de abril de 2019

A ETERNA CONQUISTA DA REDENÇÃO (10 de 10)



“Assim, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glória desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. O Redentor virá a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor” (ISAÍAS 59:19-21)
A GRANDE CONQUISTA MOSTRADA NO PACTO ETERNO: “Quanto a mim, este é o meu pacto com eles...”
        Que maravilha da graça ao povo salvo! Quem são os crentes? São pecadores, caídos, escravos, sem qualquer possibilidade neles mesmos de vencer o mal; estavam mortos em seus pecados, condenados ao inferno, etc. Na aliança da graça Deus determinou dar a eles o mesmo Espírito que habitou no Filho! Assim, na salvação os crentes têm duplo ensino: “Nós em Cristo” e “Cristo em nós”. Na primeira lição temos a certeza e a segurança da tão grande salvação; na primeira Deus registrou em Sua Palavra e no coração de cada salvação a plena segurança deles, porque foram postos no Filho e assim, para sempre estão livres da condenação eterna (Romanos 8:1).
        Na segunda os crentes receberam poder com a presença do Espírito Santo neles: “Cristo em vós”. O que isso significa? Nós precisamos viver na verdade, alimentar da verdade, andar na justiça, ser vencedores contra o mal, andar rumo ao céu em santidade de vida e obter crescimento para sermos parecidos com Aquele que nos amou e nos chamou. Não há um crente sequer que possa andar sem a presença do Espírito Santo nele. Vejamos a vida de Pedro, porque a diferença foi notável do Pedro que negou Jesus para o Pedro cheio do poder de Deus a partir do Pentecostes. Foi assim com todos os discípulos, porque antes da morte do Senhor eram homem medrosos e inseguros quanto ao futuro, porque ainda não entendiam a realidade da ressurreição. Mas quando veio o Espírito Santo para habitar neles, se tornaram homem intrépidos e cheios de paz e alegria, e tudo isso espantou Jerusalém e o mundo.
        Há também na aliança a promessa da palavra. Deus, em tudo opera pela Palavra que sai da boca. Foi assim na criação e é assim na nova criação. Nem sequer imaginamos o poder da Palavra de Deus; é ela o maior tesouro que o crente possui aqui. Revelamos que de fato somos crentes quando mostramos o amor pela palavra de Deus. Por natureza os homens abominam as Escrituras, porque é ela a Palavra da verdade e podemos detectar os falsos crentes pelo comportamento visto em desprezar a Bíblia no viver, na igreja, em ouvir a pregação e diariamente em sua casa. Satanás tem horror do livro de Deus e a todo instante ele trabalha para levar ódio contra a Palavra ou mesmo fazer dela um livro de superstição, como vemos ocorrendo em nossos dias.
        Para quem é o pacto? Com o Redentor e Sua descendência. A semente de Cristo é Seu povo: “Eis-me aqui, e os filhos que me deste”. O Senhor ama Seu povo, cuida, protege, guia, sustenta e defende Seus santos. A comunicação de Deus é com Seus eleitos; a voz de Deus é dirigida aos que têm ouvidos para ouvir. E finalmente, a duração do pacto é mostrada: “...desde agora e para todo o sempre”. Estamos lidando com o Deus eterno. Tudo deste mundo e neste mundo dura breve tempo, mas a salvação conquistada pelo Redentor e entregue graciosamente aos salvos dura para sempre. As marcas da eternidade estão gravadas no coração dos salvos; as promessas da perfeição física enchem suas mentes e emoções de viva esperança; as circunstâncias, provações e sofrimentos desta vida passageira servem como alavanca para impulsioná-los para cima; seus louvores estão marcados pela linguagem da nova Jerusalém; o caminho pelo qual eles transitam tem os fachos de luz que vem da cruz; a história deles, o mundo não pode contar, porque eles vêm da eternidade e vão para a eternidade.
        “Na redenção firmado estou, meu cativeiro já findou, contente cantarei louvor ao meu glorioso Redentor!”


Nenhum comentário: