sexta-feira, 12 de abril de 2019

A ETERNA CONQUISTA DA REDENÇÃO (8)



“Assim, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glória desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. O Redentor virá a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor” (ISAÍAS 59:19-21)
O GRANDE CONQUISTADOR APRESENTADO: “E virá o redentor a Sião...”
        Tem lições de considerável importância no texto. Onde aparece o Redentor, é claro que os redimidos vão aparecer: “...e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor”. É de grande valor que eu explique aos meus leitores o que Deus quer falar sobre “...aos de Jacó que se converterem...”. No Velho Testamento vemos que Deus nunca muda Sua linguagem, uma vez que Ele está conversando com o povo de Israel. Mas quando comparamos o ensino do Novo Testamento com o ensino do Velho Testamento, percebemos que Deus a linguagem de Deus refere-se à descendência de Jacó, mas no aspecto espiritual. A linguagem de Deus é sempre espiritual e Jesus mostrou isso aos judeus (João 6), dizendo que o que Ele falava era mais que letra, era espírito. Por essa razão os cegos e surdos judeus não entendiam.
        Essa mesma verdade Paulo transmite a nós em Romanos 9, onde o apóstolo afirma que os descendentes de Abraão não são necessariamente os filhos da carne, mas sim os filhos da promessa. No texto acima é contada a descendência convertida de Jacó, porque os que se convertem a Cristo têm a mesma experiência que Jacó teve em sua conversão. A bíblia inteira se ocupa com pessoas de todas as nações, e vemos isso desde Gênesis até Apocalipse.  Deus se ocupa em toda Sua palavra a mostrar essa verdade. A meta de Deus em enviar o Redentor era para conquistar a redenção, a fim de justificar a muitos; Seu objetivo era salvar Seu povo (Mateus 1:21)  e mesmo que o mundo não entenda isso, o que está em voga é a glória de Deus na salvação de milhões e milhões.
        Outra verdade que deparamos no texto é que Sua povo é conhecido como aqueles que se arrependem: “...e aos que em Jacó se desviarem da transgressão...”. A obra da redenção faz completo contraste com as obra da lei. Esta nunca teve a função de tirar os pecados, pelo contrário, a lei veio avultar ainda mais a ofensa dos homens contra Deus; veio para deixar ainda mais azedo o que o pecado azedou. Em nenhum período da lei houve qualquer intervenção da lei contra o mal. O que houve foi alguns anos de avivamento aqui e ali, mas não exercício da lei, mas sim da própria graça, entrando e brilhando na escuridão da maldição da lei. Os sacerdotes nada podiam fazer para aniquilar a transgressão do povo. Mas a chegada do Redentor foi para tirar a transgressão de uma vez por todas; a meta era trazer justiça eterna com resultante paz aos corações dos perdoados e justificados. A alegria da graça seria eterna; o regozijo dos santos seria em seus corações; a festa seria na alma; as promessas seriam celestiais e não terrena; o perdão seria eterno e temporário e o santuário seria o corpo dos salvos e não uma mera construção.
        Além disso, podemos afirmar que toda essa obra, em toda sua dimensão é de Deus. Ele mesmo prometeu que faria isso; que tiraria o coração de pedra e daria um coração que Lhe temesse todos os dias. É essa a mensagem da redenção que nos foi entregue, a fim de que pudéssemos pregar aos homens; Deus ordena a todos e em todos os lugares que se arrependam (Atos 17:30). É no arrependimento que Deus despeja a fé nos corações; é nessa fé que brota no coração por obra do Espírito Santo, que vem a paz resultante de salvação que jamais pode ser desfeita. O Redentor aparece no Novo Testamento, afirmando que veio buscar Suas ovelhas, que eles jamais iriam perecer; que elas estão guardadas e protegidas nas Suas mãos e nas mãos do Pai. Assim os salvos podem cantar com alegria infinda: “Na redenção firmado estou, meu  cativeiro já findou, contente cantarei louvor ao meu glorioso Redentor.
                           



Nenhum comentário: