quinta-feira, 25 de abril de 2019

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ (3)


                                        
“Eis o soberbo, sua alma não é reta nele, mas o meu justo viverá por sua fé” (Habacuque 2:4)
QUALIFICANDO A FÉ: “...o justo viverá da fé”.
        Estou me esforçando para mostrar como a Bíblia qualifica a fé e isso ela o faz mostrando o artigo “a fé” ou “da fé”, ou “nossa fé”, etc. Assim os crentes podem distinguir entre o que vem de Deus e o que vem dos homens. Não esqueçamos que satanás é perito em imitar Deus e as coisas de Deus; ele mostra as falsificações dele de longe; elas são fabricadas no “fundo do quintal” por assim dizer. Nós devemos cuidar porque a verdadeira fé normalmente é provada nas tentações e lutas pelas quais passam os verdadeiros crentes. Afirmo também que somente os que foram justificados podem exercer essa fé: “...o justo viverá da fé”, conforme o texto acima afirma. Essas diferenças tão nítidas devem ser estudadas por nós os crentes, a fim de que não sejamos levados pelas correntezas de mentiras religiosas espalhadas neste mundo, nem tampouco pelo engano do coração do homem.
        Também, a fé mostra a qualidade de vida de uma pessoa que foi justificada na salvação: “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus...” (Romanos 5:1). Esse é o verso de grande importância para nosso entendimento. Em Romanos Paulo toca firme a tecla da justificação, a fim de que esse som celestial chegue com poder aos ouvidos dos santos. Foi pela fé que eles foram justificados e eles viverão dessa mesma fé. Não tem nas Escrituras uma fé que proporciona salvação sem que toque no viver. Fé que não mostra vida é uma fé morta, (conforme o ensino em Tiago 2). Muitos são coagidos pelos homens a uma fé assim e como não é obra do Espírito Santo no coração, tal fé descansa nela mesma. A fé bíblica acha repouso na graça e não em si mesmo. A fé que vem do homem tem forte admiração por ela, enquanto a fé que vem do Espírito de Deus olha o Filho glorioso e vê os acontecimentos da cruz como fontes de repouso, segurança e motivos para viver de forma consagrada ao Senhor.
        Assim, nosso Senhor nos entregou a fé que é pura e perfeita. Bendita a alma que recebeu essa atuação dinâmica de Deus em seu ser! A fé é personalizada nas Escrituras. O homem que crê tem olhos que realmente veem o que o mundo jamais poderá ver; tem boca para adorar e confessar o Senhor; tem mãos que servem a Deus e pés que obedecem. A fé fez aliança com a graça e a graça fez aliança com a fé; ambas se comunicam e a fé é sempre apta para receber o poder da graça no viver. A fé é algo sobrenatural no viver, porque mostra como a graça opera, elevando o homem às alturas de um viver com Deus. A fé, por mais simples que for ela mira o alto e se eleva com asas de águia na busca do socorro e dependência de Deus. A fé cortou toda ligação com o mundo, a fim de conquistar o coração de Deus; a fé não negocia com o mundo, não tem qualquer interesse em obter os lucros desta vida, porquanto está subordinada a Deus. Não foi assim com o Abraão, pois foi firme na decisão em não permitir que o rei de Sodoma lhe conferisse riquezas (Gênesis 14).
        A fé tem vida, por isso há de mostrar sinais vitais de uma alma que sobe para o céu. A fé é o novo homem em Cristo caminhando na justiça; é o homem espiritual vivendo uma vida naturalmente espiritual; é o homem vivendo como deve viver num padrão de vida desconhecida deste sistema. A fé modifica o mundo e estabelece o modo de vida, assim como José mostrou o real significado de justiça e retidão no Egito; assim como Daniel e seus amigos na coorte babilônica provaram para todos o que significa temor a Deus. A fé mostra o que o mundo precisa – de justiça, santidade e real amor. A fé é Deus fazendo irradiar a luz da Sua graça através de vidas que foram transformadas, a fim de colocar este mundo em seu devido lugar. A fé é Cristo no viver do crente, mostrando que Ele está vivo e que aparece no estilo de vida tão desconhecido neste sistema enganador e escravizador.

Nenhum comentário: