quarta-feira, 27 de março de 2019

A ETERNA CONQUISTA DA REDENÇÃO (1)



“Assim, temerão o nome do Senhor desde o poente, e a Sua glória desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. O Redentor virá a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor” (ISAÍAS 59:19-21)
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, o capítulo 59 de Isaías nos traz primeiramente a condição tão terrível da situação do homem em Israel. Porém, todo esse desenrolar da miséria do homem no pecado, conforme o texto inteiro nos apresenta, tem em vista mostrar a necessidade do Redentor que Deus haveria de mandar; o braço forte do Senhor viria a Sião, e assim traria a salvação aos que haveriam de converter. Assim, as lições posso resumi-las assim:
        1.     A triste condição do homem no pecado, exemplificada na situação de Israel. O que o Espírito Santo está querendo nos ensinar é que, sem a atuação do forte braço do Senhor, não há possibilidade de salvação. Não há esperança nem para Israel nem para o mundo inteiro sem o Salvador prometido. Essa é a principal mensagem que nos é transmitida em toda extensão desse maravilhoso livro, bem como em toda Escritura.
        2.     Conforme vemos especialmente no capítulo 59, tudo o que vem do homem é pecado, só serve para a destruição e atrai o      juízo de Deus. A situação neste mundo fica mais grave ainda, enquanto os homens não conhecerem o bendito Salvador. Os homens não terão condição de viver a vida real aqui, se não houver em seus corações o temor devido ao Senhor.
        3.     A salvação é buscada pelos eleitos: “Os que se converterem...” e eles clamam mostrando a triste condição na qual se encontram. O texto inteiro mostra que há homens que clamam, que buscam socorro, querem uma porta de escape para saírem da angustiosa situação no pecado. E esses homens são o povo eleito, o remanescente, o restante. Que mensagem incrível da obra soberana do Senhor!
        4.     O Salvador apresentou-se como o perfeito salvador, com condição exata para conquistar tão grande salvação e alcançar os pecadores eleitos. Em todo livro de Isaías Deus está preparando o palco para apresentar Seu Servo e isso acontece no capítulo 53, onde nosso Salvador, o Servo sofredor aparece em Sua condição de humilhação, morte e sepultamento, a fim de justificar a muitos.
        5.     Por fim, a grande conquista da cruz derrotou todo império inimigo e conquistou para Deus toda glória decorrente da salvação. O livro de Apocalipse narra o final dessa maravilhosa conquista. Que maravilhosa obra de arte do Senhor! Que maravilhosa história que nos foi contada! Que grande salvação tem o crente aqui e quantas maravilhas eternas lhe esperam na eternidade!
        Minha esperança é que Deus venha abrir nossos olhos, mais e mais, a fim de que conheçamos suas verdades inspiradas nesse incrível capítulo 59 de Isaías. Minha esperança, também é que meus leitores sejam edificados e que assim cresçam na fé e num amor impressionante pelo Senhor que lhes amou. Vamos agora vislumbrar essa parte final a fim de que conheçamos a mais preciosa e inaudita história, da qual todos os verdadeiros crentes fazem parte e que transmite a resposta aos pecadores arrependidos. A mensagem que o capítulo 59 de Isaías nos traz é a mensagem do evangelho aos pecadores. Ouvidos arrependidos querem ouvir e os santos querem exaltar o Senhor em toda maneira de viver.

        





Nenhum comentário: