quinta-feira, 14 de março de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (6)



“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO DECLARA SUA JUSTIÇA E JUÍZO.
        Uma vez que o Senhor reina absolutamente nos céus e na terra; uma vez que Ele, somente Ele é Senhor e Rei; uma vez que sabemos que Ele é Deus, com todas as prerrogativas da divindade, deduzimos, portanto que Seu reinado declara justiça e juízo. Sendo Ele Santo e puro, então não há qualquer possibilidade de erros da parte desse Rei. Entendemos, então, que tudo o que está acontecendo no céu e na terra está sob Seu absoluto controle e que no final a derrota do mal será vista e a glória de Sua justiça e juízo brilhará em todo universo. É fato que não vemos isso agora, porque os crentes ainda estão vivendo aqui sob o embaraço desta vida cheia de imperfeições. Aprendemos na palavra as verdades passadas a nós, mas vemos o quanto temos dificuldades para apreender e receber as instruções das perfeições do nosso Deus. Nossa atitude deve ser de humilde reverência, ações de graças e santo temor perante Aquele que nos levou à bênção de crermos Nele.
        Enquanto aqui vivermos entenderemos a vida aqui do ponto de vista deste sistema enganador e amaldiçoado pelo pecado. Mas quando aprendemos sobre o reino do Senhor, então percebemos que quando o mal parece ter o domínio da situação, realmente é Deus usando o mal como instrumento de punição e disciplina. O problema conosco é que nosso período de tempo aqui é mera partícula dos anos do Senhor, em Suas atividades na terra. Quando Israel foi levado para o exílio na Babilônia, o Senhor havia determinado setenta anos para esse exílio. Ora, esses anos representam basicamente o período de vida de uma pessoa na face da terra. Portanto, para o povo de Deus que fora levado para a Babilônia, setenta anos representam muito tempo. Daniel, já idoso percebeu quando findaram esses anos (Daniel 9). Mas para Aquele que reina, esses anos significaram perfeitamente Seus planos em punir nações rebeldes e purificar o povo Seu que voltou em profundo arrependimento para a terra prometida.
        Notemos bem a forma como Deus reina, porque tudo funciona como Ele quer, e nesse funcionamento tudo resulta em benção para Seu povo, juízo para os perversos e a glória do Seu grande Nome. Notemos bem o tempo em que Ele deixou Israel vivendo no Egito. Por quase quinhentos anos o Senhor permitiu que tudo ficasse basicamente no silêncio, resultando no sofrimento intenso do Seu povo sob a tirania de Faraó. Foram muitos os anos para o povo de Deus, mas para Aquele que reina, tudo não passou de um breve tempo. Em Seu reino o Senhor usa a morte e o mal para salientar a glória de um povo que vive e viverá para sempre e anunciar ao mundo Seu plano de salvação, como vemos em Êxodo.
        O Senhor reina! O Senhor requer que aceitemos Seu reinado e Sua perfeita liderança em nosso viver. Em Seu reinado Ele dá aos perversos o tempo largo de prosperidade em suas práticas. Foi assim com várias nações. Deus fez com que Esaú e seu povo prosperassem, enquanto Israel foi amargar sofrimento no Egito. Os descendentes de Esaú cresceram como nação e avançou em suas perversidades contra outros povos. Mas, chegou o dia quando Deus deu um ponto final na existência daquela nação, como vemos no livro de Obadias. O Rei do céu e da terra fez com que os Egípcios prosperasse e se tornassem uma grande nação com grande influência no mundo durante muitos anos. Mas quando lemos em Ezequiel 29 eis que Deus mesmo ordenou que o povo Egípcio se tornasse uma nação das nações mais simples da face da terra.
        Por que isso? Tudo é para que saibamos, que assim como o grande Rei trabalhou no passado dirigindo e controlando as ações dos homens na terra, Ele é o mesmo agora e jamais mudou nem mudará, porque tudo funciona para o bem do povo Dele e para Sua glória.

Nenhum comentário: