quinta-feira, 7 de março de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (3)


                               
“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO ABSOLUTO.
        No reinado do Senhor não há outro soberano que possa competir com o Senhor. O reino de Deus não está em guerra, sob o perigo de perder sua liderança, devido a qualquer governante que atua aqui no mundo ou mesmo noutra parte do universo. Todo o universo declara a glória de Deus; todo universo proclama numa única voz que o Senhor reina e que somente Ele é digno de todo louvor e honras. Até mesmo satanás não passa de um serviçal no reino de Deus; até mesmos os maiores e mais perigosos homens que já existiram e existem fazem faxina no reino do Senhor. Homens iníquos, cruéis, ditadores e criminosos, fizeram e faz parte dos planos do Senhor em Seus atos soberanos na face da terra.
        O Espírito Santo deixou claro, por boca de Pedro que Pilatos e os inimigos que prenderam e mataram Jesus estavam fazendo o trabalho que soberanamente o Senhor Deus já havia determinado. O grande Senhor que reina no céu e na terra comprou homens e os chamou para Seus grandes objetivos. Ciro foi erguido para livrar o povo judeu do exílio babilônico após passarem os setenta anos de cativeiro (Daniel 9). Moisés afirmou aos ouvidos do Faraó que ele fora erguido por Deus para fazer tudo o que estava fazendo, a fim de que o Nome glorioso fosse conhecido em toda terra (Êxodo 9). Reis no mundo inteiro, príncipes e toda autoridade agora são ordenados a prestar honras e louvores ao Senhor, antes que Ele fique irado (Salmo 2).
        Todo universo declara que há um ser que reina e que tudo foi feito de forma perfeito por Ele e para Ele. O pecado é o poder do mal que tenta reinar, que tenta através da criatura feita por Deus a mudar todo sistema perfeito da criação. O pecado tenta reina pela mentira, pela inversão de valores, pela maldade, etc. O pecado não tem poder de criar, antes é o mal tentando corromper a beleza, santidade e pureza da criação do Senhor. O Senhor permitiu a entrada do pecado, porque assim Seu braço forte da graça pode mostrar que o pecado é vencido pelo poder do próprio Deus. A presença do pecado é a loucura, a inversão dos valores, a caminhada do pecado tentando reinar com a morte e mostrando ter um final de desgraça. A presença do pecado significa que não há nada comparável ao Senhor; que não há como fazer algo mais perfeito.
        O pecado veio declarar que Deus não é Deus e o terror do pecado é que se manifesta nas criaturas. Os braços do pecado são frágeis, mortais e cheios de loucuras. A manifestação do pecado funciona exatamente ao contrário porque em tudo mostra que não pode superar o reinado forte e glorioso do Senhor. Não há como desfazer o reino de Deus; não há como a mentira vencer a verdade, a injustiça destruir a justiça, a maldade vencer a bondade nem a imperfeição dominar a perfeição. Estamos lidando com o todo-poderoso e não com mero poder, com o Rei e não com um dos reis, etc. Por isso é impossível. A tentativa do pecado em reinar pela morte declara que o pecado veio fazer um trabalho incrível, porque no final Deus mostrará no lago de fogo o terror da Sua ira contra o mal e que nessa Sua ira Ele é glorificado.
        Como nossos corações incrédulos! Como temos dificuldades em confiar Naquele que reina para sempre! Os crentes sabem por experiência o quanto é dinâmico o poder do pecado, a fim de que creiamos na mentira e não na verdade! Não fosse a força impressionante da graça, o que seria de nós? O mesmo Senhor que reina, um dia deixou Seu reino de glória e veio habitar em nosso meio, a fim de nos livrar para sempre dessa condição tão vil, na qual o pecado nos deixou. Um dia chegará quando todos os salvos sairão desse estado de imperfeição, e tornaremos para sempre iguais Àquele perfeito Homem que aqui se veio para nos livrar da condição de vileza e maldade na qual nos encontrávamos.

Nenhum comentário: