quarta-feira, 13 de março de 2019

DESCOBRINDO A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO (6)


     
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1)
A TRISTE CONDIÇÃO DOS PECADORES É REVELADA: “Eis que a mão do Senhor não está...”
        Quando Deus fala de Sua mão, Ele refere-se à Sua força, capaz de salvar os perdidos e é essa a função Dele neste mundo; Cristo, conforme vemos em Isaías é o braço forte de Jeová, enviado do céu ao mundo, a fim de conquistar plena salvação aos perdidos. Significa que não há outro, conforme Pedro dias em Atos 4:12 e Paulo diz em 1 Timóteo; é Ele o único mediador entre Deus e os homens. Quando Ele refere ao Seu ouvido é mostrando que Sua função neste mundo é ouvir as súplicas do perdido: “Clama-me, e responder-te-ei...”. Também: “Invoca-me e eu te responderei...”. Todos esses e muito mais são versos que mostram o quanto Deus está atento ao clamor dos aflitos.
        Assim, vemos que nunca haverá salvação se não houver pecadores convictos. Deus não opera Sua obra como nós pensamos; pecadores para Ele são aqueles que receberam convicções no coração. Neste mundo os homens nunca se considerarão perdidos, enquanto Deus não mostrar a condição deles no coração. Foi após a pregação de Pedro no Pentecostes que a multidão se humilhou e milhares foram salvos naquele dia. O sistema evangélico moderno parece não acreditar nisso, por isso faz seus planos de crescimento de igrejas, ignorando completamente o fato que Deus atua neste mundo com Seu forte braço e com seus ouvidos apurados para ouvir o clamor dos aflitos. Os apóstolos e outros grandes servos de Deus trabalharam tendo essa verdade em mente. Eles eram fieis em proclamar a verdade e aguardavam o momento de ação do Espírito despertando os pecadores para Cristo.
        Como podemos nós desperdiçar essa tão maravilhosa oportunidade! O Senhor não deixou de salvar; Seu braço é o mesmo braço de antigamente; Sua mão estará conosco, como esteve com os apóstolos e com tantos outros servos fieis, a fim de atuar num mundo amaldiçoado pelo pecado. Seus ouvidos estão apurados, para ouvir pecados clamando pela Sua tão grande salvação. Ele não se ocultou; Ele não se retirou; Seus atos de misericórdia podem ser vistos em muitos lugares pelas nações. Esse é o grande Salvador com Sua tão grande salvação.
        Veremos agora como o mesmo texto acima mostra a deprimente condição dos homens, porquanto não há maior miséria para um povo do que quando sua condição espiritual é oculta. Lembremos bem quando o mundo está entregue aos seus pecados, mesmo que haja alegria, prosperidade material, mais terrível é a sua condição. Nações que foram entregues a si mesmas, elas foram as que neste mundo sofreram o endurecimento por parte de Deus. Nem sempre as condições de sucesso material é resultado de bênçãos do alto. Nos dias de Isaías a nação de Judá havia prosperado muito sob o reinado de Uzias, mas suas condições espirituais eram péssimas. A nação parecia espiritual por fora, mas por dentro estava apodrecendo. Vemos isso no capítulo primeiro e também no capítulo 5 e 6.
        Não é o que acontece em nossos dias? Pois tudo funciona como uma enfermidade mortal não sentida. Os profetas falam em nome de Deus, mas o povo não houve; a palavra de Deus é depreciada e os falsos mestres são benvindos. Nossa condição atual é a mesma. Vemos uma aparência de piedade, mas é só aparência, enquanto isso rola o amor ao mundo e as maldades e perversões são acolhidas. O grande Senhor mudou? Não! Ele é o mesmo! O que falta? Não é verdade que falta homens e mulheres crentes dispostos a orar e clamar para a grande intervenção de Deus em nosso meio?

Nenhum comentário: