quarta-feira, 27 de março de 2019

FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA (2)


                                      
“E entre eles, também todos nós andávamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:3)
FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA POR GERAÇÃO.
         Tendo introduzido o assunto na primeira página, agora é o momento para tratar o tema acima e espero fazê-lo com clareza, seguindo sempre o padrão da palavra. Não é prazeroso para a natureza adâmica ouvir acerca desse assunto tão humilhante, mas o fato é que a palavra de Deus não encobre nossa situação. Satanás, o anjo que vezes após vezes se transfigura em anjo de luz, procura incessantemente esconder as verdades tão claras acerca do homem conforme o ensino procedente da palavra de Deus. Esses ensinos não são achados nas escolas e faculdades deste mundo, porque a meta é manter os homens como sempre são, soberbos e religiosamente presunçosos. Creio que nem mesmo na maior parte das igrejas evangélicas os pregadores e ensinadores passam os fatos acerca do homem, conforme a bíblia nos entregou.
         Ora, de onde procedemos? Será que a raça deriva-se de duas ou mais famílias? Tem uma família que veio da queda e outras que originaram de pais melhores? Claro que não! Eis a resposta bíblica: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Veja bem que destaquei “um só homem”. Neste mundo eu conheci acerca de minha família Sena e sei de milhares de outras famílias, como Soares, Brito, Gonçalves, etc. Alguns até mesmo se gloriam pelo sobrenome da família, ou porque têm parentes famosos e ricos. Mas quando abrimos as Escrituras, eis que vemos as coisas como realmente elas são, contadas fielmente por um Deus que é fiel. É claro que nas genealogias Deus destaca sempre o fato que fulano é filho de sicrano, como: “Salomão, filho de Davi e este filho de Jessé”. Mas percebemos o quanto Deus faz a ligação direta nossa com o primeiro pai – Adão.
         Uma outra forma de entendermos isso está na entrada do pecado. Vemos que não há uma pessoa sequer neste mundo (fora Jesus) que não tenha nascido com a natureza pecaminosa. O que acontece é que não atinamo-nos para esse fato, a não ser quando Deus nos transporta em humilhação para o “vale” da nossa procedência. Davi experimentou esse fato, após ter visto a enormidade do seu pecado e transgressão: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Num mundo tomado de orgulho, vaidade, posição, fama, discriminação racial, etc. somente Deus pode levar os homens ao pó; somente Deus pode derrubar homens dos seus tronos; somente Deus pode fazer uma arrogante “árvore” tombar; somente Deus pode fazer uma toga ser arrastada na lama e um grande nome ser manchado de vergonha.
         Outra forma de ver essa procedência nossa está na própria morte. Ela mostra o quanto todos, sem acepção de pessoas, sofrem as mesmas dores, os mesmos distúrbios e que ela – a morte não é generosa com uns e mesquinha com outros. Ela não olha beleza, nome, bens, nem tampouco pobreza. A morte é, de fato uma experiência comum a todos os homens, conforme Davi disse a Salomão pouco tempo antes da sua parte: “Eu vou pelo caminho de todos os mortais”. Nosso Senhor e Seus profetas e apóstolos jamais ovacionaram os homens. Eles sempre mostraram o estado de horror de todos, chamando de “raça de víboras”, sem qualquer parcialidade. Quando enfrentou os arrogantes judeus, os quais achavam que eram de descendência distintamente religiosa, nosso Senhor lhes disse claramente: “Vós tendes por pai o diabo...” (João 8:44).

Nenhum comentário: