quinta-feira, 21 de março de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (10 de 11)


                
“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO DECLARA SUA JUSTIÇA E JUÍZO
        Sei que não estou dando uma exposição exaustiva acerca do tema. Estou plenamente consciente de minha inabilidade para tal obra. Tem muita coisa escrita com profundidade sobre o Reino do Senhor e nós podemos tomar posse daquilo que homens de Deus deixaram como preciosos legados ao povo de Deus. Quero ser um cooperador na obra de edificar os santos na verdade que nos foi entregue e faço isso com alegria e prazer em meu coração.
        O Senhor reina agora e sempre reinará. Haverá o tempo quando todo lixo de maldade será tirado e o lugar de punição eterna revelará a glória desse Deus Santo e puro. A presença do mal agora não significa que a maldade reina e que Deus é inoperante em Seu governo. A presença do pecado, do diabo, da morte e tantas maldades resultantes, na realidade é Deus exibindo atributos que jamais seriam conhecidos, não fosse a presença dos inimigos. O mal não afugenta a santidade, assim como as trevas não podem retirar a luz. O reino da verdade impera e faz o mal submeter-se para a glória de Deus. Deus utiliza o mal para Seus atos de disciplina sobre a terra. Para Israel, a travessia no deserto até Canaã foi algo duro e aparentemente cruel, mas no final vemos Deus afirmando que deixou Seu povo passar fome para ensinar-lhe disciplina, e mesmo na dura jornada o povo de Deus pode ver o quanto Deus cuida dos Seus de uma forma sábia.
        Ele não deu sempre o que o povo queria, mas sim o que precisava, pois não faltou o pão, a agua, as vestes e o calçado não estragaram. Por outro lado, os rebeldes e incrédulos foram mortos e serviram como estercos no deserto. Esse é o sistema do Rei governar Seu povo e entendemos que Ele age assim no viver de cada crente. Ele está implantando no mundo a glória do Seu grande nome na face da terra. Se nós os crentes aprendermos a viver na santa dependência Dele, quão felizes e seguros viveremos na jornada até ao céu! Vejo o quanto hoje muitos chamados crentes desconhecem o sistema do reino de Deus. Muitos querem ter certeza de salvação, desejam entrar no céu, mas aqui mostram que são indiferentes ao comando do Senhor no viver. Cristo veio salvar um povo que antes era chamado de filhos da desobediência, mas que agora tem posição diferente, pois são os filhos da obediência. A ligação com o Adão desobediente foi mudada para uma ligação eterna com o Adão obediente.
        Isso faz completa diferença. Ter certeza de salvação e não andar na fileira de homens e mulheres disciplinados pela graça não faz sentido. Os crentes fazem parte do reino de Deus e nesse reino eles têm um Rei. Nós os crentes recebemos ordens, mas acontece hoje é que os chamados crentes querem dar ordens ao soberano. O mundo é uma exposição de homens e mulheres no pecado, cada um seguindo seu próprio rumo. Mas não é assim com os crentes. A beleza do cristianismo está no fato que os salvos foram santificados por Deus e se santificam para Deus. É isso que paralisa o mundo, pois os santos ocupam cada um seu lugar de servos e de súditos no reino.
        Ora, a bíblia é um livro de ordenanças vindas de Deus e se espera que os salvos obedeçam ao Senhor. O mundo cada vez mais se organiza para declarar guerra contra a beleza da criação de Deus, mas a graça veio para usar os crentes, a fim de adornar a criação com os princípios da santidade. Cada crente ocupando seu lugar em temor; cada um honrando ao Rei. Ele dá ordens às mulheres casadas; aos homens como esposos, aos filhos que ocupem o lugar de filhos. O Rei ordena que os santos lancem fora maus costumes e palavras torpes; que joguem para longe toda ira, vingança, etc. e que conquistem as perfeições do novo homem em Cristo, à medida que avançam rumo à perfeição final.

Nenhum comentário: