quarta-feira, 20 de março de 2019

DESCOBRINDO A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO (9)


                              
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1)
A TRISTE CONDIÇÃO DOS PECADORES É REVELADA: “Eis que a mão do Senhor não está...”
        No texto vemos como o Santo de Israel mostra Seu ódio acerbo contra o pecado: “As vossas iniquidades fazem separação...”. Ora, nós precisamos saber desses fatos; os homens modernos (assim como Israel nos dias de Isaías), precisam saber quem é Deus, porque sei que o pai da mentira tem espalhado suas inverdades no ambiente religioso em nossos dias, a fim de que o povo tenha uma noção errada de Deus. Mostrei na página anterior que Ele vê as nossas iniquidades como imundícies. Mas hoje tudo está sendo feito para que os homens venham a sentir bem em seus pecados. Eles querem viver em adultério, fornicação e outras práticas perversas e mesmo assim achar que Deus está abençoando suas vidas. Elementos ladrões, traficantes e pervertidos têm se postado como sendo eles “evangélicos”.
        Vou mais longe mostrando que Deus vê o pecado como inimizade. Israel queria unir as trevas com a luz, o mal com o bem, a injustiça com a justiça e impiedade com a impiedade. Mas é assim que estão tentando fazer em nossos dias. No capítulo 5 desse livro vemos ali os “ais” de Deus contra as maldades praticadas pelo povo. Todo esforço deles era para que Deus aceitasse o que eles estavam fazendo. A mesma coisa ocorre em nossos dias. Mesmo os crentes, os quais já foram reconciliados com Deus na salvação, sabem bem que qualquer amizade com o mundo significa que estarão em inimizade contra Deus (Tiago 4:4).
        Deus sempre encarou o homem no pecado como inimigo; nunca houve nem haverá qualquer momento em que Deus estenderá Sua mão para qualquer acordo com o mal. Onde estiver presente a maldade, seja qual for o tamanho dela e quantia dela, ali estará presente a ira de Deus. Assim como odiamos uma serpente venenosa escondida em nossa casa, assim também Deus odeia e odiará a maldade. O Salmo 5 descreve esse ódio de Deus contra o mal e contra os que praticam o mal. Deus nunca separa o pecado do pecador, assim como não separamos o porco da sua condição de imundo. Em Naum 1:3 Ele declara que reserva indignação contra Seus inimigos. No verso 8 Ele também afirma que persegue Seus inimigos com trevas.
        Reitero isso porque vejo muitos chamados crentes em plena harmonia com o mundo; gastam mais tempo com os prazeres mundanos, do que com a palavra de Deus e com o povo de Deus. Estão sempre juntos com os ímpios, quando Deus ordena que o povo Dele se separe das trevas e da comunhão com os que vivem em iniquidade. Já soube de homens crentes que levam suas esposas para dormir em motéis. Não é uma notícia aterrorizante? Que prazer estar em lugares onde Deus derrama Sua ira contra elementos perversos? Além disso, Deus vê o pecado como invasores que conspurcam a criação. Toda criação sofre os terríveis resultados da invasão do pecado; a criação inteira está gemendo devido o efeito devastador, trazendo vaidade à criação. Cada iniquidade é mancha, nódoa e veneno atirados na criação. Deus criou tudo com perfeição, santidade e glória, mas o pecado veio e lançou seus lixos e veneno, e nós vemos esses terríveis resultados.
        O pecado é também um desafiador do trono de Deus. Onde há o pecado é o homem declarando na prática que Deus não está presente e que o trono é do homem. O pecado é o homem em sua rebelião e prontidão para declarar guerra contra o absoluto dono do universo. O pecado é o homem proclamando que não precisa de Deus; que é autossuficiente e que pode se virar sozinho. Que o Senhor tenha misericórdia de nossas pobres almas.

Nenhum comentário: