quarta-feira, 13 de março de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (5)



“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO ABSOLUTO.
        Também, o Senhor como absoluto Rei rege o universo pelo Seu absoluto poder. Sozinho Ele Rei, Seu reino é eterno e Paulo mesmo afirma: “Ao Rei eterno, imortal e invisível...”. Todo poder está com Ele, por ser Ele mesmo o todo-poderoso. Isso significa que não há no universo qualquer ser que veio a existir por si mesmo. Em Colossenses Paulo afirma que tudo veio a existir pelo poder criador do Senhor, até mesmos as coisas invisíveis, como as visíveis. Já disse anteriormente que o pecado quer ser criar, mas a verdade é que o pecado trabalha nos anjos caídos e nos homens com o intuito de tomar a glória para si. Onde está a presença do pecado vemos a louca tentativa de denegrir a glória de Deus. Todo intuito de satanás é cobrir de glória, porque sua insana luta é ser semelhante ao altíssimo. Vemos isso em suas loucuras neste mundo que jaz em suas mãos. No pecado não há mudança, por isso satanás jamais mudará, mesmo atirado ao lago de fogo.
        Nos homens o pecado age do mesmo jeito. Em cada ser humano vemos o poder enganador do pecado tentando fazer dele um deus. É por essa razão que os homens no mundo, no íntimo estão dizendo que “não há Deus”, justamente porque cada um quer viver como bem quer e não aceita a liderança do grande Rei que reina no céu e na terra. É triste ver o quanto o pecado é enganoso, porque os homens não sabem que Aquele que reina não é enganado, nem iludido. Em Seu reino o Senhor não precisa de agentes secretos para ver o que está acontecendo e quem são os que premeditam contra seu governo. Os reis neste mundo são muitas vezes pegos pelas armadilhas e crueldades de inimigos que querem usurpar o trono. Mas, no tocante ao trono celestial, os reinos deste mundo não passam de vermes. Se não houvesse qualquer criatura no universo, o Senhor seria o mesmo Deus; com Suas criaturas o Senhor permanece Deus, diante de quem todos devem temer e tremer. Com Seus olhos o Senhor vê tudo o que está acontecendo no céu e na terra; com Sua palavra o Senhor é suficiente para subjugar os arrogantes e poderosos para destituí-los e mata-los.
        Devemos saber que toda atitude bélica dos homens e do diabo neste mundo e nos ares em nada abala o reino do Senhor. Estamos aqui acostumados a nos mover de medo e terror ante os acontecimentos que sucedem neste mundo. Mas tudo isso que aqui ocorre é resultado da entrada terrorista do pecado. Onde há o pecado, ali está também o terror. Mas não é o caso do reino do céu, porque ali só há santidade, pureza, justiça, retidão, bondade e juízo. Os participantes do reino no céu desfrutam de perpétua paz e alegria. O que podemos esperar de  um reino onde não há o pecado e portanto não há morte? O que podemos esperar de  um lugar onde não existe a presença do mal e onde o terror da injustiça, perversidade e abominações não podem entrar? Aqui no mundo, quando uma nação resolver criar leis que punem os maus e que tratam com justiça seus cidadãos, não torna o ambiente digno de viver? Imagine então um reino onde todas essas bênçãos são eternas!
        O Senhor reina! E bendito é o homem cujo coração está sob a liderança desse Rei! O Salmo 46 é uma descrição da diferença entre o reino deste mundo e o coração onde o Senhor está presente. Notemos bem que ali os crentes não são vistos como pessoas que não sofrem a perturbação achada aqui. Eles têm o Senhor bem presente nas tribulações, por isso nada abala os crentes. Abala por fora, mas há um rio que corre perenemente no interior, fazendo a diferença das ondas do mar que revolvem o coração dos pecadores não salvos: “O Senhor está no meio, jamais será abalado”. É assim o Reino do Senhor fazendo contraste com o que acontece sempre aqui. Quão miserável é o coração onde o reino de Deus não está presente!

Nenhum comentário: