terça-feira, 12 de março de 2019

REINA O SENHOR – SOBERANO REINADO (4)



“Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas” (Salmo 97:1)
SEU REINADO ABSOLUTO.
        A Palavra de Deus proclama o reinado absoluto do Senhor e todo universo proclama igualmente louvor a Ele. Vemos isso nos Salmos, quando toda criação é ordenada a render louvores ao Senhor. Animais, plantas, mares, céus e  terra devem tributar louvores ao Senhor. Por quê? Porque o reino é Dele e tudo veio de Sua poderosa ação criadora. Além disso, Paulo afirma em Romanos 1 que em toda criação Deus imprimiu Seu poder e Sua divindade. Assim, cada item da criação, grande ou pequeno realmente afirma que Ele é o criador, que não há como fazer algo igual e que tudo pertence somente a Ele. Não há competitividade na criação; não há outro Rei, porque tudo o que foi feito é mostrado de forma perfeita. Significa que qualquer tentativa de imitação será horrível e desprezível. Além disso, em todo reino Deus mostra o quanto a criação veio da vida. Quem pode mostrar vida, senão o Autor da vida?
        Também, vemos em toda palavra de Deus como esse Rei governa absolutamente sobre tudo e sobre todos. Ele põe reis e destroniza soberanos. Faraó ficou sabendo dos lábios de Moisés que Ele foi erguido por Deus para todo aquele desenrolar na história de Israel. Em Levítico vemos como Deus está inteiramente a par do que acontecia com aqueles povos que habitavam a terra de Canaã, sabendo de todos os mínimos detalhes, dos atos horrorosos daqueles homens e mulheres. Somente um Rei absoluto pode ordenar coisas como Deus ordena. Em Levítico Ele manda que Israel destrua aqueles povos, porque em Sua ira santa aquelas nações precisavam ser extirpadas da face da terra. Notamos também como foi Sua ordem a Saul para que matassem todos os amalequitas. O Senhor não pediu autorização a outro rei; o Senhor mesmo ordenou que nenhum amalequita vivesse (1 Samuel 15).
        Ele afirma também em Deuteronômio 32 que só Ele tem o direito de matar e deixar com vida. Foi assim que Ele ameaçou reis e usou servos Seus para mostrar a muitos soberanos que eles não passavam de meros mosquitos. Foi assim que Ele tratou Herodes, quando aquele arrogante monarca quis receber glórias para si mesmo (Atos 12). Assim, ao olhar para a história vemos como grandes e poderosos reis foram massacrados pela morte e grandes impérios foram completamente ceifados da face da terra. É no engano do pecado que muitos são levados a pensar que durarão e que preservarão a posição que têm, passando para seus filhos. Os homens não mudaram, porque não há como mudar o pecado e seus efeitos de arrogância na vida, especialmente dos que ocupam posições eminentes no mundo.
        Também, entendemos que todo universo proclama louvor ao que reina para sempre. Os últimos Salmos (48, 49 e 50) foram deixados para nos mostrar o quanto a criação inteira é conclamada a louvar ao Senhor. Por que isso? A razão é que não há outro Deus, outro criador, outro Senhor. Não há outro reino que esteja competindo com o reino celestial, por isso toda criação emite a glória do seu criador; toda criação está marcada com Seu poder e sinaliza a glória da divindade. Essas maravilhas não são apagadas, mesmo o pecado entrando, trazendo consigo os ditames da morte. Os homens salvos conseguem ver essas maravilhas pululando perante seus olhos; esses louvores prestados ao Criador continuamente fornecem o palco para a real adoração dos remidos e seus olhos enchem de encanto e de alegria, diante das maravilhas do Onipotente.
        Que tais verdades venham pulsar nosso ser! Que o reino do Senhor mobilize nossa fé; que o reino invisível transborde seu cenário perante os olhos dos crentes, de tal maneira que o reino visível seja visto como medíocre e condenado. Os crentes vivem aqui pelo reino do céu e viverão para sempre nesse reino de glória, onde estarão com Cristo sempiternamente.

Nenhum comentário: