sexta-feira, 22 de março de 2019

DESCOBRINDO A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO (11)



“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1)
A TRISTE CONDIÇÃO DOS PECADORES É REVELADA: “Eis que a mão do Senhor não está...”
        O Senhor no texto acima está mostrando à nação de Israel que sem a poderosa mão do Senhor não há como salvar os homens; que quando Deus retira Sua obra vivificadora do meio dos homens, eis que eles continuarão surdos, endurecidos e rebeldes em seus caminhos. Quando isso ocorre a impressão é que Deus perdeu Seu poder; que Seus recursos de salvação se esgotaram e que deixou de ser Ele o salvador. Mas o que Ele afirma é que Sua mão não está encolhida e que Seu ouvido não está surdo. Sua “mão” refere-se à Sua capacidade de agir soberanamente em Seus atos de salvação no meio dos homens. Sem essa atuação poderosa os homens ficam entregues a si mesmos e incapazes de salvar a si mesmos. Seus “ouvidos” signifique que Ele está apto para ouvir o clamor dos homens: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
        Quando parece que Deus está longe; que Sua obra de salvação não acontece mais; que Ele mudou Sua atitude para com os homens, eis que satanás aparece para infundir mais orgulho nos corações e para que os homens acreditem em si mesmos. Foi assim nos dias de Isaías e é exatamente o que acontece em nossos dias. Quando o Senhor não está presente com Sua atuação misericordiosa entre os homens, eis que satanás entra em ação com sua atuação, trazendo soberba religiosa. Nesse caso, eis que os homens se erguem para mostrar o quanto são religiosos; o quanto são capazes de fazer coisas espirituais. Não há situação mais grave do que quando os homens tomam atividades religiosas para encobrir seus trapos; quando se vestem de roupagens belas de justiça própria.
        Quão enganoso é o pecado! Quando os homens sobem na euforia de que são espirituais e que estão impressionando Deus com suas obras, eis que sem perceber estão subindo às alturas mais perigosas e de lá hão de cair. Ai dos homens quando eles começam a achar que suas mãos são fortes para conquistar suas proezas e que seus ouvidos estão aptos para ouvir o clamor de Deus. Não é o que está acontecendo em nossos dias? Não há mais pregação contra o pecado; não há necessidade de um Deus que opera maravilhas, especialmente dando aos homens o poder de crê Nele. Agora o que os homens pensam é num Deus que diz aos homens: “Seja feita a vossa vontade, assim no céu, como acontece na terra”. Satanás instilou essa mentalidade perigosíssima nos homens e isso é sinal de juízo que há de vir. Enquanto essa nuvem de engano encobre a realidade do coração, eis que o mal avança, o pecado cresce tremendamente, as mentiras religiosas vão tomando formas mais hediondas e as maldades vão crescendo mais e mais na sociedade.
        Não é o momento para um grande avivamento? Não é o momento para que em oração busquemos a presença graciosa de Deus em nosso meio? Não é o momento para que os verdadeiros crentes se unam para um clamor, para que o Senhor volte em Seus atos misericordiosos em favor desta raça que tanto se evolui em maldade? Que nossos corações sejam tomados do sentimento da compaixão de Deus! Que lutemos em desespero para que manifeste Seu forte braço salvador no meio desta raça que avança para a destruição eterna. Não tem outra solução para os pecadores, senão o arrependimento, caso contrário o juízo está aí batendo às portas. A mão do Senhor não está encolhida para salvar, nem está encolhida para julgar. O que queremos da parte do Senhor agora?

Nenhum comentário: