terça-feira, 12 de março de 2019

DESCOBRINDO A CORRUPÇÃO DO CORAÇÃO (5)



“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59:1)
A FIDELIDADE DO DEUS SALVADOR “Eis que a mão do Senhor não está...”
        Por que o Senhor não operava grande salvação em Israel naqueles dias? Sua mão não foi sempre forte e poderosa? Por que Ele não está salvando poderosamente em nossos dias? Sua mão enfraqueceu e murchou? Claro que não! Nos dias de Isaías, bem como agora em nossos dias a situação está patente aos nossos olhos. Os corações endurecidos e empedernidos dos homens dá sinal de que Deus não derramou Sua graça a esta geração. Quando Isaías foi chamado à pregação (capítulo 6), vemos ali que seu ministério não teria resultado de salvação; aquela geração teria seus ouvidos para não ouvir e olhos para não ver. Triste condição! Será que é isso que ocorre em nossos dias? Por que não temos a dinâmica obra vinda do céu, quando o Senhor derrama Seu Espírito e opera arrependimento? Afinal, o soberano determinou que não haverá derramamento de Sua obra vivificadora em nossos dias?
        Sem dúvida o restante do verso que ora estamos considerando nos dá a explicação do que estava acontecendo naqueles dias e que bem pode estar acontecendo em nossos dias. Seu ouvido não ouvia o clamor dos pecadores: “...nem surdo o seu ouvido para não poder ouvir”. Considero essa verdade de imensa importância aos nossos corações. Ultimamente o que mais se fala é dos homens; o humanismo assola a nossa sociedade e especialmente a mensagem de um evangelho totalmente voltado às necessidades dos homens. Pouco ouvimos do evangelho que apresenta um Deus soberano, o qual salva quando Ele quiser e quem Ele quiser. Temos um Salvador; temos uma salvação total, mas não temos pecadores. Como um médico exercerá sua função se não houver doentes? Como um salva-vidas numa praia executará suas funções para as quais foi preparado, se não houver clamor de alguém se afogando?
        Não é o que está acontecendo em nossos dias? Não tenho dúvidas disso. Olhemos em toda direção e busquemos um pecador sequer. É raríssimo achar alguém. O que passa para nós é que o problema está com o Salvador. Mas não é verdade, porque Seu braço portentoso não se definhou, nem Seus ouvidos ficaram surdos. De novo, a razão está no fato que Deus não derramou Sua graça em nossos dias, por isso os homens se ergueram em orgulho. Enquanto Deus não visita uma raça caída, a fim de mostrar a necessidade do Salvador e da salvação, os homens se sentirão à vontade num mundo que oferece suas vaidades e fantasias. Nossa esperança não está nos homens aqui; não olhamos para eles na esperança que mudarão a atitude em relação a Deus. Isso não acontecerá, jamais! Nossa esperança está num Deus que ouve as orações do Seu povo e em resposta a esse clamor Ele volta para derramar Seu Espírito de graça e de regeneração, sobre todos.
        O que significa “o ouvido” do Senhor? Não significa que Ele ficou surdo; Ele continua o mesmo Deus e atende as súplicas e clamor dos remidos no mundo inteiro. O que acontece é que não há almas quebrantadas, aflitas, buscando Sua salvação. O mundo está tão lindo e adornado de tantas paixões e vaidades; o mundo está tão atraente e até mesmo na área religiosa tem sido destacado com excelentes promessas religiosas aos homens. Quando isso acontece é porque Deus mesmo tem tirado Sua mão salvadora. É claro que Ele está salvando pessoas aqui e ali.
        Mas o fato é que Sua obra de salvação não tem sido mostrada de forma poderosa e abundante. Igrejas que antes eram fortes e valorosas estão fracas e desapontadas; tudo tem sido feito para mudar os cultos, a fim de atrair as pessoas. Não há sinal de avivamento e de busca incessante pela verdade, conforme sempre é visto em tempos de grandes avivamentos.

Nenhum comentário: