terça-feira, 9 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (6)



“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O REAL SIGNIFICADO DE     “HABITAR”
           Outra verdade que deve mexer com os verdadeiros crentes é o fato que o crente deve se esforçar-se para fazer a palavra de Deus habitar nele. Notemos bem que hoje tudo neste o que o mundo tem de conforto chega com certa facilidade; parece que apertando a tecla certa tudo acontece. Mas não é assim com a vida cristã, porque a fé entrou em ação para agir com intrepidez e vigor. Se quisermos agradar a carne, eis que tudo acontece facilmente, mas se quisermos crescer espiritualmente tem um caminho de sacrifício a ser tomado. O que é a fé cristã? É o novo homem interior em ação; é o novo nascido do coração pondo a casa em ordem e fazendo acionar a alma no lugar certo. Por exemplo, se antes éramos acostumados a falar palavras torpes, eis que agora a fé nos impulsiona a vencer esse antigo e perverso hábito, falando palavras que edificam. A atividade da fé consiste especialmente em arrancar o antigo, a fim de estabelecer o sistema novo do novo homem criado por Deus em justiça e santidade.
           Não é por menos que devemos colocar a  palavra de Deus no coração. Se não há um desejo santo no coração que vença os desejos da carne é sinal que não há o novo homem nascido de novo. Se desprezarmos a palavra de Deus dia a dia, como poderemos avançar; se abandonarmos o livro de Deus por descuido, não lendo e crescendo no conhecimento de Deus, como poderemos crescer em santidade, amor, justiça e capacidade em discernir as coisas. Além disso, se os crentes esquecem da Bíblia durante a semana, não sentirá qualquer prazer por ela no dia do Senhor. Acontecerá que logo haverá desprezo pelos cultos simples e dedicados à pregação da verdade; não demorará em que o desleixo será mostrado em abandonar o excelente, trocando-o por aquilo que parece ser bom. Já presenciei muito dessa atitude em relação à palavra de Deus.
           Outro detalhe que considero aqui de tremenda importância é o fato que quando a palavra de Deus habita em nós, não há dúvida que haverá mudança no viver; haverá uma disposição de oração, consagração e santificação. Aquilo que precisamos mudar em nossas vidas levaremos a sério em buscar a ajuda de Deus para mudança. É assim que a palavra de Deus irá mostrando sua força em nós e formando um tipo de “aço espiritual” em nosso viver lá dentro. Também, a palavra de Deus nos dará coragem e determinação para sermos zelosos na fé; conquistaremos cada dia maior confiança em Deus e determinação em agradar ao Senhor. Nós estamos vivendo aqueles dias quando é forte o espírito humanista, quando os relacionamentos são tidos como mais importantes do que a glória de Deus e a vontade dele. Vejo muitos crentes que deixam os cultos porque parentes chegaram em casa para visitar e eles não têm coragem de chama-los para o culto ou mesmo mandar que eles aguardem até o término.
           Quando a Palavra de Deus ocupa a casa da nossa vida como a luz que vai brilhando em todos os setores do nosso viver, eis que as sombras vão desaparecendo, a capacidade em julgar vai ganhando forma e o amor verdadeiro vai sendo aperfeiçoado no viver. Quando isso não ocorre logo nos disporemos para julgar Deus, achando que Ele é cruel; achamos que somos mais habilidosos no amar do que o próprio Deus. Conheço alguns que antes pareciam zelosos em punir determinados pecados, mas que aos poucos foram abandonando a palavra de Deus na vida, passando a associar com os que abandonaram a verdade por causa de práticas feias no viver.

       


Nenhum comentário: