terça-feira, 16 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (9)


                       
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O QUE FAZER PARA QUE A PALAVRA DE CRISTO HABITE EM NÓS.
        Quero agora considerar a parte final dessa mensagem, mas fazendo de forma prática, pois tudo o que nos foi dado na Palavra veio para nosso ensino, assim como o bom alimento nutre nossos corpos. Um crente que não lê a bíblia é vazio, frágil e espiritualmente enfermo, porque a Palavra de Deus tem nela mesma todo nutriente necessário para nosso viver, assim como o Maná que caía no deserto era suficiente para o povo de Israel. O que os crentes devem fazer para que essa bendita Palavra venha a ser habitação permanente em sua vida?
        Primeiramente é de se esperar que o crente ame a Palavra e quem é de Deus há de amar o livro de Deus. Israel achava que amava o rolo sagrado, mas aquele povo usava a bendita Escritura para seus interesses egoístas, por isso que nosso Senhor afirmou que eles examinavam os escritos santos com propósito errado (João 5). Se a conversão foi verdadeira, então as motivações serão reais no tocante a verdade revelada doravante. Tenho percebido que os verdadeiros crentes são aqueles, cujos corações guardam a palavra e por isso produzem fruto. Quando a verdade é introduzida no coração funciona como semente escondida numa terra fértil. Quando vejo crentes que abandonam a Palavra de Deus durante a semana, sei que não vai tardar para que eles comecem a abandonar os cultos, onde pregam a palavra.
        Mas tem um detalhe importante para o entendimento desse assunto. A Palavra de Deus não será recebida, jamais num coração que absorve as paixões carnais. Quando o mundo é amado, a palavra há de ser odiada, e o contrário acontece, porque quando as Escrituras são bem-vindas no coração é porque o mundo é rejeitado ali. Se enchermos nossas almas com mentiras e prazeres da carne, certamente não terá lugar ali para verdades eternais. Precisamos esvaziar o coração de sujeiras, a fim de encher com coisas puras e santas. Assim como os sacerdotes se purificavam no templo em Jerusalém diariamente, a fim de tocar em coisas santas, também nós os crentes devemos nos purificar de toda vaidade e impureza, a fim de guardarmos a santa palavra em nossos corações. Não há como combinar uma coisa com a outra, pois a carne não se harmoniza com aquilo que é espiritual; o que é santo não combina com o que é profano.
        É óbvio que a Palavra de Deus deverá encher nossas mentes, para que seja guardada ali. Memorizar a bíblia é um meio usamos para introduzir a verdade no íntimo. Se quisermos luz no coração, ela deve estar ligada lá; a casa deve estar brilhando com a luz celestial da verdade que nos foi entregue. Também, o Espírito de Deus há de usar a verdade, a fim de nos guiar em toda verdade, então, precisa que essa munição esteja lá dentro. Como poderei sacar dinheiro de um banco se nada tenho na minha conta? Como o Espírito há de usar Sua palavra, se ela não estiver guardada no coração? Se meu coração estiver cheio da verdade, eis que minha boca falará dessa verdade. Vejo hoje que os crentes nada têm para edificar uns aos outros; quando conversam sempre falam das coisas desta vida, daquilo que eles amam aqui.
        Nem podemos avaliar o privilégio que temos de ter em nossas mãos a Bíblia, privilégio este que milhões não tiveram e milhões agora não têm. Será que vamos tratar com tanto desprezo o livro do Senhor? Será que estamos dispostos a trocar o mel puro pelos melados oferecidos pelo mundo com suas mentiras?

Nenhum comentário: