quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A FÉ QUE NOS FOI ENTREGUE (3)



“Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência  acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (JUDAS 3)
O CORPO DA VERDADE PELA QUAL BATALHAMOS
        Creio que devemos conhecer toda verdade que nos foi entregue. Não podemos ser negligentes nisso e devemos saber que o quantos as verdades eternas são ouro puro que vem da nossa cidade celestial; precisamos saber que nossa fé precisa de um fundamento firme e inabalável e que corações santificados são chamados à batalha aqui; que precisamos empunhar nossa espada num mundo empenhado em toda forma de mentiras, especialmente as que agora tanto presenciamos. Não seremos condecorados por nossa ignorância nem seremos úteis se formos fracos e sem convicção.
        O que compõe e forma nossa santíssima fé? Não é melhor esquecer disso e aceitar tudo como está? Não é melhor conviver com todos em “santa paz”? Por que guerrear por aquilo que só prejudica nossos relacionamentos aqui? Ora, são muitos que pensam assim e que correm do desafio da batalha que nos foi entregue. A verdadeira teologia e o encanto de batalhar pela causa da verdade no mundo está caindo no descrédito em nossos dias, devido as proposta de um mundo religioso melhor e mais sociável. Mas quero mostrar aqui o quanto esse pensamento é pernicioso e destrutivo à nossa fé, como estamos vendo ao nosso derredor.
        Primeiramente quero tratar aqui dos ensinos que envolvem a nossa salvação, justamente porque a fé começa na salvação: “como está escrito de fé em fé” (Romanos 1:17). Os sinais de que um homem nasceu de novo aparecem quando ele é erguido por Deus para uma tão grande salvação em Cristo. E é dessa obra da nova criação que a fé aparece, cresce, transborda, brilha e manifesta ser vencedora. É triste ver como baratearam a salvação em nossos dias! Spurgeon ilustra essa decadência, porque mais de um século atrás ele presenciou a manifestação de uma fé humanista. Aquele grande pregador mostrou que essa decadência é como um caminhão descendo sem freios numa descida, com terrível tragédia no final.
        Creio que estamos presenciando isso em nossos dias. Com tristeza vemos uma salvação barata, porque baratearam a graça; vemos como negam o arrependimento como as bases de uma fé viva por essa razão muitos que afirmam ser crentes desconhecem o viver real de uma fé que vale a pena lutar por ela. Hoje, qualquer um que paz uma decisão por Cristo é tido como salvo. Diante de tudo isso vemos como há um desprezo pela verdade, por santidade, amor pelas riquezas eternas; vemos uma tremenda indisposição para orar, exercer misericórdia num mundo mergulhado na escuridão; vemos um mundanismo solto nas igrejas e completa indiferença pelos cultos.
        Por que tudo isso? Porque desvalorizaram a fé; ela não tem qualquer valor. Não há o elemento de “comprar sem dinheiro e sem preço”. Com isso satanás encheu o mercado religioso dessas “mercadorias religiosas”, feitas no “fundo do quintal”. Além disso, sendo a fé tão ignóbil assim, todos os homens querem curtir ser de Cristo agora e os falsos pastores correram para aproveitar esse bom mercado para ganhar muito dinheiro. Não é exatamente isso o que vemos ocorrendo em nossos dias?

Nenhum comentário: