quarta-feira, 24 de outubro de 2018

NOSSOS CORPOS DE HUMILHAÇÃO (5)



“O qual transformará nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da Sua glória, segundo a eficácia do poder que Ele tem de até subordinar a Si todas as coisas” (FILIPENSES 3:20)
A NOSSA EXPERIÊNCIA NA HUMILHAÇÃO
        Notemos bem em Romanos 12:2 o quanto Paulo trata de nosso corpo como um elemento impressionantemente útil na adoração e culto a Deus. Deus não dispensa nossos corpos, somente porque estão sob a humilhação causada pelo pecado. Paulo não diz para fazer um culto apenas espiritual, como acontece com muitos que não vão aos cultos, mas que afirmam que estão presentes em espírito. Nada disso! Paulo ordena que ofereçamos nossos corpos em sacrifício ao Senhor; o corpo que antes foi santificado para o pecado, agora deve ser oferecido e consagrado a Deus. Agora é para ser posto no altar e dedicado exclusivamente àquele que fez nosso vaso de barro para Sua honra e glória.
        Devemos estar cientes dessas verdades, porque o mundo quer tomar nossos corpos; o mundo quer que conheçamos e busquemos os prazeres ilícitos que tanto nos oferece. O mundo quer que obtenhamos conforto físico e juntamente com isso suas paixões pecaminosas. Hoje satanás luta para gravar essas sujeiras na mente; ele quer fazer a lavagem cerebral, dizendo que tudo é lícito e que Deus quer nossa felicidade aqui. Mas aqui está o apóstolo dizendo aos crentes para que eles dediquem seus corpos, consagrando-os para o Senhor. Não seremos infelizes nisso, nossa felicidade está em andarmos com Deus em santo temor e obediência. O que o mundo oferece é exatamente aquilo que promove desgraça e traz terríveis castigos.
        Mas quero chegar ao verso 2, onde Paulo mostra ali que a transformação que Deus efetua no crente não é o mesmo que o mundo faz. O mundo faz de fora para dentro, enquanto Deus opera de dentro para fora. Paulo usa duas palavras importantes na compreensão do texto, os termos “conformar” e “transformar”. O primeiro trata daquele que acontece quando entramos no padrão mundano de vida, porque passamos a pensar e viver como o mundo vive. O crente deve fugir desses constantes perigos que ameaçam nossa fé e destroem nosso bom testemunho. O outro “transformar” trata-se daquilo que o Espírito Santo faz no crente, quando a palavra de Deus toma posse de nosso viver, concedendo material ao Espírito Santo, a fim de que Ele opere mudança, aperfeiçoando o homem interior e desmanchando os atos externos da carne.
        Notemos bem no texto o quanto o elemento físico é importante, porque Deus utiliza nossos corpos de humilhação, a fim encher nosso ser de coisas eternas. O segredo da liberdade verdadeira está nesse santo enchimento. Quanto mais estivermos cheios da verdade em nós; quanto mais buscarmos os prazeres eternos em Cristo; quando mais nossos tesouros forem achados em Cristo, mais fortes seremos por dentro e mais o homem de fora será desmanchado aos poucos. Nosso corpo é semelhante a uma caixa de madeira feita para receber o concreto. Assim que o concreto endurece, a madeira é retirada para ficar o projeto permanente. Nossa maturidade consiste em que ganhemos mais os valores eternos e que desprezemos mais os valores dados por este mundo. Assim estaremos mais fortes e maduros no conceito certo do uso de nossos corpos de humilhação, enquanto aqui vivermos.


Nenhum comentário: