segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (5)


                        
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O REAL SIGNIFICADO DE     “HABITAR”
           O significado do verbo “habitar” no grego já havia dado na introdução, mas vale a pena que enfatizemos esse assunto um pouco mais nesta página. Se não soubermos da importância que a Palavra de Deus tem no viver diário do crente, então é certo que o mundo com suas paixões nos levará a abandonar as Escrituras. A Palavra de Deus é a própria Pessoa de Cristo em toda sua extensão, por isso quem é do Senhor há de amar a Sua Palavra. Podemos perceber claramente que uma falsa conversão manterá a pessoa desligada da verdade, por isso será descuidada na utilização das Escrituras. A bíblia foi entregue ao povo crente, salvo por Cristo, a fim de que todos os dias tenhamos real apreço por suas palavras, e para que experimentemos o quanto ela é absolutamente nossa força, poder, vigor e entusiasmo na fé.
           Digo mais, não há qualquer possibilidade de amar o mundo e ao mesmo tempo amar a santa verdade escrita, porque são dois senhores absolutamente diferentes um do outro e não podemos servir a dois senhores. Se houver mundanismo no coração é óbvio que mostrará desprezo pelo livro de Deus; há de tratar a palavra como se fosse algo abominável, como uma comida suja e que causa indigestão. Essa lâmpada de Deus é para estar acesa em nossos corações; o brilho dela deve ser no interior de nossas vidas, até que ela mostre ser lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos tão cheios de escuridão. Ter a bíblia apenas guardada em casa é ter um tesouro que não foi descoberto; é ter uma arma poderosa contra o mal sem que seja usada. Foi nos dias de mundanismos, idolatria e com desastroso abandono de Deus que a lei de Moisés apareceu suja e empoeirada e o Rei Josias a recebeu com grande temor e que o levou a tomar firme decisão para o bem de Jerusalém.
           Então, quão perigoso é receber a Palavra de Cristo apenas na “sala da vida”! Milhares fazem isso, porque o espírito supersticioso vigora com força em suas vidas; com gritos, emoções e o que eles chamam de louvores acham que conseguem fechar a boca da verdade; querem ordenar que Deus fale o que eles querem ouvir e o que lhes interessa nesta vida. Não posso acreditar que homens chamados de pastores tratem as Escrituras com tanto desinteresse em anunciar a verdade, porque não querem perder a chance de ganhar mais bens desta vida.
           Quero ir direto aos corações dos crentes, a fim de exortá-los a uma volta de coração à Palavra. Homens e mulheres crentes não devem ditar sobre as Escrituras; não têm que ordenar que pastores preguem o que eles querem ouvir e nem os pastores devem aceitar isso. Os verdadeiros crentes devem receber a Palavra com prazer, temor e até mesmo tremor. As palavras do Senhor devem ser luzes que brilham continuamente em todo nosso ser, no mais oculto de nosso ser; deve invadir todos os detalhes da nossa vida, porque é para nosso bem aqui e na eternidade. Recusar isso é loucura; é querer silenciar a santa voz do Senhor.
           Quanto perigo! Deus nos mostra o verdadeiro homem – no coração. Não podemos ignorar isso sem sofrer consequências gravíssimas, porque rejeitar a Palavra é aceitar as aparências; é buscar vaidades e permitir que satanás com seu mundo idólatra reinem em nossos corações. Não é o momento para que essa luz que temos em forma de livro seja a riqueza, a glória, o poder para habitar em nossos corações?

Nenhum comentário: