quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (7)



“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O REAL SIGNIFICADO DE     “HABITAR”
           O que se espera de um verdadeiro crente? Não é que ele ame a Deus e Sua Palavra? Claro! Afirmar que é crente, salvo por Cristo e não mostrar uma natureza que ama a verdade que nos foi entregue na revelação bíblica? Algo de errado acontece com tal pessoa, ela não entendeu a verdade no íntimo. É claro que os verdadeiros crentes muitas vezes encontram dificuldades, nem todos são acostumados com leitura, ou mesmo alguns nem mesmo sabem ler. Mas a verdade no íntimo de um coração salvo permanece: “Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus”. Nestas palavras ditas pelo Senhor vemos que o segredo está no coração e não na mera habilidade de leitura. Notamos que o segredo estar em ouvir e não em ler.
           Por outro lado não há qualquer motivo para que o crente não se esforce para alcançar o conhecimento da verdade escrita. Tudo aquilo que o mundo apresenta como desafio é enfrentado com coragem, como estudar, fazer faculdade e encarar uma profissão, etc. Por que recusar os desafios do mais poderoso e abençoado conhecimento, que é conhecer o Deus da Bíblia? Os crentes não possuem uma fé vã; não acenamos nossa crença no nada. Deus nos entregou Sua revelação e é ela tudo o que precisamos. Qualquer descuido vai acarretar em terrível prejuízo para nós. Quando analisamos a vida dos crentes no Antigo Testamento, vemos que aqueles homens eram aplicados à leitura; que eles observavam e aceitavam os escritos divinos com temor e obediência.
           Outro detalhe de tremenda importância está no fato que se quisermos conhecer o Deus da santidade eu terei que me envolver totalmente nisso. Quando vemos Deus falando com os homens, através dos homens e para os homens é assim que compreendemos quem Ele é. Como saberei que o Deus da Bíblia é Santo, se eu não o conheço de forma profunda? Afinal, Ele revelou Sua santidade a nós, ou não? É impossível não envolver-me em santo temor e tremor se não tomar para minhas instruções o livro de Levítico. Para entender e aplicar a ordem de 1 Pedro: “Sede santos, porque eu sou Santo” preciso encher meu coração das verdades transmitidas por Ele especialmente em Levítico. A meu ver a falta de temor a Deus vista em nossos dias é causada pela ausência do conhecimento da verdade escrita.
           Tem outro detalhe que devo salientar aqui, é que Deus nos entregou Sua Palavra numa linguagem acessível a todos. A Bíblia é um livro incrivelmente culto, mas ao mesmo tempo é incrivelmente simples. Seus escritos podem ser recebidos pelos homens incultos bem como pelos eruditos. Spurgeon pregava em sua igreja de tal maneira que as empregadas domésticas, pedreiros lavradores podiam entender, assim os cultos podiam beber da mesma agua. A chuva não cai de uma forma para os simples e de outra forma para os intelectuais; a agua é a mesma para o sedento, tanto culto como inculto. O temor ao Senhor é algo comum na vida de todo crente, por isso eles saúdam uns aos outros como irmãos em Cristo.
           Assim, não temos qualquer razão em não tomar a Bíblia como um habitante permanente em nós. Ela é o poder que temos; ela será o vigor de uma fé inabalável; ela será motivo de nosso cântico e de um viver vitorioso. Ela renova nossa mente, purificando-a para encarar tudo aqui com a santidade de Deus. Ela nos habilita aqui para viver em santa ousadia e nos prepara para morrer.

Nenhum comentário: