quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A FÉ QUE NOS FOI ENTREGUE (8)


    
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência  acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (JUDAS 3)
O CORPO DA VERDADE PELA QUAL BATALHAMOS
        Creio firmemente que as doutrinas da graça constituem uma unidade, de tal maneira que é impossível crer num ponto sem acreditar no outro. Para acreditar na eleição e entendê-la é preciso compreender nossa condição terrível e apavorante na depravação total; necessário é que entendamos que a morte de Cristo teve o santo e eterno objetivo de conquistar aqueles que Deus em Sua graça havia elegido; em seguida vemos como a eleição e a depravação total requer que aqueles por quem o Filho se entregou na cruz precisam ser atraídos pela misericordiosa ação da graça irresistível, porque eles estão na condição de mortos espirituais. Por fim vemos o quanto os eleitos são salvos mediante a fé em Cristo para sempre e provam isso numa fé perseverante.
        Passei os cinco pontos de forma superficial, só para que todos tenham uma noção do quanto essas verdades constituem não somente uma unidade, como essa unidade torna-se uma poderosa espada na batalha da nossa fé. Por essa razão admoesto a todos quantos estão estudando essas doutrinas, que não fiquem entusiasmados de repente. Uma razão é que essas verdades não nos foram entregues para satisfação de nosso orgulho religioso, ou mesmo para que nos ufanemos na eleição. Outro detalhe é que a maior parte dos religiosos vai fugir dessas verdades e vai combatê-las com forte indignação. Mas a razão maior é que essas doutrinas devem primeiramente atingir nosso ser. Quem jamais viu seu estado terrível em Adão e sua condição de um merecedor da condenação eterna, nunca entenderá o que realmente é eleição, ou estar em Cristo.
        Afirmo aqui que se o coração não for atingido pela verdade da nossa vil condição de caído, condenado e vil pecador diante de Deus, as santas doutrinas da graça jamais poderão ser usadas com a espada do Espírito. O humanismo a todos instante está nos empurrando no canto, a fim de que aceitemos a glória do homem e não a glória de Deus. Usar os cinco pontos na batalha pela fé, na santa coragem dada por Deus, significa ficar só e ser desprezado. Se os olhos não puderem ver pela fé o Filho na cruz, entregue ali por nossos pecados, então significa que não entendi e não entenderei jamais esse tão precioso. Quem foi chamado pela graça irresistível é quem se regozijará por essas verdades contadas por Deus em Sua Palavra.
        É óbvio que todos os crentes precisam conhecer essas verdades; elas devem ser pregadas com poder, porque é o evangelho em sua essência e glória e também porque revela a glória de Cristo. Quando essa mensagem chega à alma é certo que dará o descanso ao cansado e o alívio ao aflito diante de Deus. O falso convertido quer uma doutrina dessa para apegar-se ao seu conforto carnal e não para a grande batalha da fé que de uma vez nos foi entregue. Convido a todos para a história da cruz, porque é a luz que do calvário que nos faz ver nossa história contada por Deus na eternidade que nos mostra como será a glória eterna na eternidade que virá. Deus não escondeu a história da eleição; ele não a reservou para os eruditos teológicos, mas sim foi dada aos sinceros e fieis, porque são estes que são os heróis na batalha.

Nenhum comentário: