quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (4)



“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O REAL SIGNIFICADO DE     “HABITAR”
           O que Paulo queria dizer com a palavra “habite”? Creio que é de grande valor tratar desse assunto aqui, justamente porque vejo o quanto a palavra de Deus é deixada de lado e colocada por muito como algo obsoleto. É claro que boa parte quer a palavra de Deus, mas que ela fale aquilo que gostam de ouvir, caso contrário ela é expulsa do viver. Como falei no início, o verbo “habitar” significa “sentir-se em casa”, assim como eu me sinto tranquilo e confortável em minha residência. A bíblia não deve ser um enfeite, como um ramalhete de flores na sala; a bíblia não deve ser um tipo de visitante que é deixado assentado no sofá na sala de visitas.
           Definindo bem, a bíblia é nosso livro, nossa carta de amor; deve ser recebida com esperança e alegria que irradia nosso coração, pois é ela a mensagem de Deus a nós seres humanos. Em nossos dias tem crescido o culto místico elaborado pelos sentimentos e enfeitados pelos sonhos e visões. Tal culto tem sido muito buscado e é o mecanismo usado pelo diabo para afastar os homens da gloriosa palavra de Deus. Os santos não vivem desses distúrbios da carne; a fé não trabalha sem um documento real, vindo de Deus a nós. Se abrigarmos essas oferendas carnais, é lógico que iremos abandonar a palavra de Deus, a qual tanto nos ensina a viver de forma sóbria neste mundo.
           Quando o Senhor quer falar aos nossos corações Ele há de usar Sua Palavra. Se estivermos num culto Ele há de usar um servo Dele, a fim de entregar a mensagem santa aos nossos pobres corações e que felicidade deve tomar nossos corações, quando vemos um fiel pregador pregando aquilo que precisamos ouvir do Alto! Que não sejamos arrogantes, desprezando a verdade, para receber o mundo com seus valores insípidos e transitórios! Que nossos corações não estejam trancados e endurecidos contra nosso bondoso Senhor, que tanto nos amou e provou isso vindo ao mundo e dando Sua vida aqui, além de nos deixar Sua palavra escrita. Como sentimos mal quando alguém nos trata como indiferença numa casa! Imaginemos não ser bem recebidos em nossa própria família! Ouvir de um jovem que veio da guerra com alguns defeitos físicos devido a própria guerra, mas ao chegar ansioso em sua casa, a fim de ser recebido pelos pais. Quanta tristeza sentiu aquele moço porque seus pais não o reconheceram como filho, e assim ele veio a morrer de tanto desgosto.
           A palavra de Deus nunca deve ser um visitante no viver do crente, porque logo será indesejável e tratada como os israelitas trataram o maná, chamando-o de “pão vil e desprezível”. Não é assim que tratamos a palavra de Deus quando a desprezamos? Ela é nossa riqueza, nosso pão, nossa força, sabedoria, poder, temor. É ela o instrumento perfeito que os pais devem usar todos os dias, a fim de ensinar seus filhos acerca do temor a Deus. É ela nossa espada, a única que pode nos tornar plenamente vencedores num mundo, cujo líder quer nos derrotar e apagar nossa fé. Não há um crente que vive derrotado quando busca diariamente as riquezas que estão à sua disposição na Palavra. E não há diferença de idade. A palavra de Deus é para os jovens crentes, tanto quanto é para os adultos. Então, que essa luz fique sempre acesa em nosso coração; que esse fogo fique sempre aceso no altar de nossas vidas. É assim que começa avivamento; é assim que os santos são alimentados em santidade e justiça; é assim que nossa fé é revigorada e nosso amor aumentado, para que Cristo, somente Ele seja glorificado num mundo em trevas.

Nenhum comentário: