segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (8)



“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
O REAL SIGNIFICADO DE     “HABITAR”
           Quero estender um pouco esse assunto, porque considero de muita relevância para nosso viver aqui como crentes sinceros em Cristo. O crente deve se esforçar para tomar a Palavra e fazer com que ela habite em seu coração? Claro! Se dependermos de nossa natureza carnal; se vivermos sob o domínio da carne é lógico e claro que jamais haveremos de amar o livro de Deus. A vida cristã consiste de guerra contra o mal; nossa paz foi estabelecida na cruz com Deus (Romanos 5:1) e não com este sistema mundano, tão voltado aos prazeres sensuais. Se dermos lugar aos desejos da carne, os quais sempre estão fazendo guerra contra nossa alma, na verdade estaremos sempre prontos para descer ao mundo e daremos vazão à morte.
           Assim posso afirmar que os crentes devem sim, se esforçar pela Palavra, de tal maneira que logo o espírito haverá de dominar e controlar tudo isso. Quem não se utiliza da fé, a fim de agarrar-se aos valores da Palavra de Deus, não vai querer nunca ler e compreender as maravilhas que nos foram entregues. Não há qualquer mistério para ler a bíblia, é só levar isso a sério, caso contrário seremos surpreendidos pelo total desprezo que teremos por ela. Às vezes, no começo da vida cristã os crentes se apegam à Palavra e mostram desejos fortes por estar na igreja para ouvir os santos ensinos da Palavra, mas isso com o tempo acaba. Somos como crianças que estão aprendendo a falar, andar e compreender tudo ao derredor. Chega o momento quando deixamos tudo isso para agir com responsabilidade. É pela fé que os santos devem prevalecer nesta vida, de tal maneira que eles conquistam as coisas excelentes e eternas.
           Creio que lembramos bem daquele verso que é repetido quatro vezes na bíblia: “O justo viverá da fé” (Habacuque 2:4). O que é isso? É o fato que os verdadeiros crentes têm agora mãos, olhos, ouvidos, boca, mente, pés, mãos, tudo funcionando espiritualmente. Agora a fé ousa vencer os desejos carnais e dominar tudo pelo conhecimento do Senhor. Assim, os crentes verdadeiros devem assumir a coragem para tomar a Palavra para si, a fim de conhecer melhor seu Deus. É de se esperar que ele há de fazer isso; se ele nasceu de novo, então foi algo de Deus na vida dele; ele nasceu do Alto e agora a palavra de Deus é tudo para ele. A fé entra em ação quando ordena todo seu ser para obedecer a Deus, a lutar contra o egoísmo e avançar tomando a Palavra de Deus como espada. Não há desejo no coração pela Palavra? Então não é crente. Não tem qualquer prazer pelo conhecimento da verdade? Então não nasceu na verdade e da verdade.
           Outro detalhe é que devemos buscar a simplicidade da verdade. Nosso alimento deve ser esse conhecimento simples, mas valioso que carecemos diariamente. Quem procura coisas profundas normalmente está querendo encher seu ego de satisfação. Devemos receber sempre a história da nossa queda, da culpa nossa no pecado, da gloriosa conquista do calvário pelo Filho de Deus, o qual morreu em nosso lugar. Devemos abraçar o fato do amor do nosso Pastor por nós, como Ele cuida do Seu povo e como nos sustenta aqui em tudo aquilo que precisamos para a nossa jornada rumo ao céu. Precisamos saber o quanto o Senhor requer que andemos com Ele em santidade e novidade de vida; que devemos desprezar este mundo e brilhar aqui como luzeiros do céu. Devemos saber o quanto o povo salvo é nossa melhor companhia e que logo encontraremos todos os remidos lá no céu.


Nenhum comentário: