terça-feira, 30 de outubro de 2018

A FÉ QUE NOS FOI ENTREGUE (7)


             
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência  acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (JUDAS 3)
O CORPO DA VERDADE PELA QUAL BATALHAMOS
        Quão grandiosa é a nossa salvação e abrange assuntos impressionantes, mostrando assim quantos privilégios têm os crentes e quão grande é nossa responsabilidade diante de Deus e dos homens! Devo entrar agora nas poderosas doutrinas da graça. Sei que elas são realmente desconhecidas de muitos crentes, mas os preciosos filhos de Deus carregam essas verdades em seus corações, mesmo que elas não sejam tão bem entendidas. O vale é quando a verdade é fixada no coração por obra do Espírito Santo. Conheço muitos que sabem as doutrinas da graça de cor e salteadas, mas não pode usá-las porque não as entenderam suas verdades que vão  infinitamente acima das letras e que devem ser gravadas no coração.
        Quando falo aqui das doutrinas da graça estou referindo aos cinco pontos, começando com eleição e passando para depravação total, depois vindo expiação limitada, em seguida aparecendo graça irresistível e por fim perseverança e segurança eterna dos salvos. Eu mesmo não estudei esses cinco pontos no instituto bíblico, mas fui conhecendo essas verdades ao longo do meu ministério. Por que peguei-as para mim? A razão clara foi que durante meus estudos no instituto chorava e orava sempre pedindo a Deus a graça de conhecer o verdadeiro evangelho. Queria pregar a verdade; queria saber o que significa a mensagem vinda do céu aos homens. A ausência desse conhecimento me fez errar muitas vezes na comunicação da verdade. Mas o Senhor teve compaixão de mim e foi iluminando meu coração, mente e emoções no conhecimento dessas verdades.
        Não tenho as doutrinas da graça para satisfazer as curiosidades, mas sim para mostrar quem sou eu e como foi que em Cristo o Senhor teve misericórdia de mim. Para mim esses cinco pontos refletem com clareza o puro e genuíno evangelho da glória de Cristo; para mim essa é a mensagem que deve ser pregada nos púlpitos e em todo lugar; essa é a mensagem que o mundo deve ouvir, especialmente quando vemos o quanto os erros do humanismo têm assolado as igrejas e trazido tantas mentiras religiosas. Também, é bom que saibamos que os grandes pregadores do passado foram homens convictos dessa mensagem; eles pregavam com poder e assolavam o reino deste mundo, fazendo-o tremer ante a verdade da mensagem que veio do céu aos homens.
        Por outro lado, não haverá recompensas da parte dos homens ao pregar essa pura e genuína verdade. Não estou falando aqui do ensino dos cinco pontos, porque muitos gostam de ouvir que foram eleitos e que estão seguros para entrar no céu. Qualquer doutrina, dependendo da forma com é exposta, pode se tornar um colchão gostoso para muitos dormir o sono mundano. Estou referindo à pregação dessas verdades, conforme recebemos direto das Escrituras. Essas doutrinas não nos foram dadas para satisfazer nosso ego e preferência teológica. Elas constituem a Espada do Espírito, a fim de desbravar o coração corrompido do homem; para travar a luta contra o velho homem em Adão e mostrar um Deus que opera soberanamente na salvação dos perdidos, porque estão mortos em seus pecados.

Nenhum comentário: