quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O ANTIGO E ATUAL ESPÍRITO ECUMÊNICO (6)


    
 “Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitassem” (2 REIS 17:15,33,34).
SUA CONVERSÃO FINGIDA: “Temiam ao Senhor”
        Há grande diferença no “temor ao Senhor” resultante de uma real conversão e o “temor ao Senhor” provocado pelo medo. Foi o que aconteceu naqueles dias, porque muitos morriam em Samaria devido ao aumento do número de leões. Aquele povo temia ao Deus de Israel por causa dos dentes dos leões, estes eram os evangelistas e tais dentes traziam argumentos cortantes. Quando o ecumenismo está em voga, eis que é isso o que ocorre e até mesmo parece que os homens se converteram. Pode acontecer essas manifestações num avivamento verdadeiro. Quando João Batista deu início ao seu ministério, muitos corriam para ele mobilizados pelo medo do fogo da ira de Deus, por isso aquele grande profeta perguntou a muitos o que lhes fazia fugir da ira vindoura.
        O espírito ecumênico não levou o povo de Samaria a um arrependimento; eles não caíram aos pés do Deus de Israel, o que eles realmente buscavam era o conforto, que as feras fossem tiradas e que todos vivessem seguros. O ecumenismo sempre está buscando um espírito de conciliação com a segurança aqui, por isso confiam em seus ídolos e os buscam. Um sacerdote foi suficiente para mostrar o lado do Deus de Israel e o lado de suas idolatrias. Hoje deparamos com essa triste condição na qual vivem os religiosos, pois todos vivem ocupados com a vida confortável que querem ter aqui neste mundo; os deuses deles carregam a bateria espiritual com a esperança de uma vida melhor e mais feliz aqui; o espírito de prosperidade invadiu os corações e se uniram para que todos venham a orar e buscar deus, mas qual deus? O deus que cada um inventou em seus corações.
        O sistema evangélico atual em nada difere do que aconteceu na cidade de Samaria; eram diferentes as cores religiosas e os Israelitas que ali ficaram não tinham qualquer poder para lutar contra aquelas mentiras, pois a cidade já tinha sido corrompida pelo sistema religioso tão envolvido pelo culto a baal. Quando os verdadeiros crentes não têm argumentos fortes e firmes da verdade no coração, então não têm a espada na mão para lutar contra o mal. Em Samaria não haviam homens zelosos por Deus e pelas coisas de Deus; não havia ninguém com o espírito de Finéias que estivesse a fim de arrancar o mal a qualquer preço; não havia uma voz profética para falar a verdade e nem havia qualquer sacerdote que promovesse o conhecimento do Deus vivo e verdadeiro. Naquele lugar funcionava tudo como satanás bem queria, a fim de manter o povo em seus miseráveis pecados e idolatrias e assim servindo a ele em seus nefandos propósitos, assim como ele faz neste mundo.
        É claro que a situação apóstata em nossos dias não é totalmente escura, pois ainda há alguns que escapam dessa tão triste situação. Deus sempre tem Seus “sete mil” que não se curvaram para baal; os verdadeiros santos estão escondidos, mas logo aparecem para mostrar quem são eles. O que mais precisamos hoje é de verdadeiros profetas, homens que podem dos púlpitos pregar a verdade da cruz. Sempre Deus, em Sua misericórdia deixa uma porta de escape aberta, a fim de que pecadores possam escapar do perigo. Não é o momento para que voltemos para a Palavra? Não é o momento certo para que a glória de Cristo brilhe e que o Senhor faça brilhar Sua compaixão por um povo tão atirado na ignorância?
        Minha esperança é poder ajudar meus leitores, a fim de que venham a discernir a verdade; que no meio da escuridão da mentira, possam apalpar a gloriosa verdade que nos foi entregue pelo Senhor em Sua palavra.

Nenhum comentário: