quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O ANTIGO E ATUAL ESPÍRITO ECUMÊNICO (9)


               
 “Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitassem” (2 REIS 17:15,33,34).
SUA CONVERSÃO FINGIDA: “Temiam ao Senhor”
        O que estava ocorrendo em Samaria é que a idolatria não foi arrancada do coração nem tampouco da sociedade. Quando o rei Josias viu pelos escritos de Moisés o que Deus iria fazer contra Jerusalém por causa da idolatria, imediatamente ele entrou em ação, fazendo uma verdadeira faxina em Jerusalém e no templo do Senhor que tanto fora profanado. O ecumenismo se esconde por trás de uma fachada de avivamento; quando tudo parece por fora que é bonito e espiritual. Mas enquanto a maldade não for abandonada e o temor a Deus invadir os corações de homens e mulheres, certamente o ecumenismo há de prosperar e a maldade continuará.
        Digo mais que enquanto a idolatria não for extirpada do coração, quem vai reinar é o pecado e a graça de Deus se fará ausente. Onde está Espírito Santo e Sua Palavra, eis que a verdade ali triunfa e Deus é glorificado no viver. Onde o mundanismo e a maldade fazem presentes, os homens entenderão erradamente as funções da graça e da compaixão de Deus. É possível ver essa aberração em nossos dias, pois o anseio por prazeres, por um viver confortável aqui tem ocupado o coração da multidão; é a febre da prosperidade, é o homem natural gritando por um mundo melhor. Com espanto vemos o quando o ecumenismo entrou, porquanto não há mais fé ortodoxa; não há mais nada definido naquilo que professam crer; não há qualquer sinal de temor, arrependimento e confissão. Tudo hoje nos cultos tem as cores do relativismo e o desejo de muitos pastores é ver os templos cheios, para isso eles têm que desfazer da verdade absoluta, jogarão fora o que acham pesado demais, a fim de que o “barco” não venha a afundar-se.
        Não é assustador? Com que tristeza vemos uma compreensão errada da graça de Deus! Para milhares graça significa que Deus está distribuindo Seus favores terrenos e eternos aos homens, como se fosse um papai noel distribuindo presentes à vontade. Nada há de soberania da parte do Alto, nem de temor da parte de homens perdidos e indignos. Além disso, satanás espertamente conseguiu instituir cultos onde tudo funciona segundo o que os homens gostam. Nada de mensagens nem de hinos que tratam da cruz, da justiça de Deus, da santidade, do terror do inferno nem das glórias que hão de vir. Tudo hoje gira em torno daquilo que os homens querem daqui. Eles querem um Deus que seja controlado por eles, como se estivessem com controle remoto nas mãos.
        Assim, vemos que em Samaria não tinham um culto prestado em obediência a Deus; não era o culto da sincera conversão, de almas sinceras e contritas. Aquela adoração era vazia: “Temiam ao Senhor e ao mesmo tempo serviam aos seus próprios deuses”. Que tristeza! Eis aí o que realmente significa ecumenismo na prática. Não é o que vemos hoje até mesmo dentro da igreja do Senhor? Tudo é manipulação, autoajuda, adulação do ego e idolatria encoberta. Os resultados são dramáticos, porque não mais sim, sim nem não, não. Não há mais inimigos como o pecado, o mundo e o diabo; não há mais adversidade alguma aqui e tentam puxar o céu para a terra e fazer com que Deus aceite tudo o que está acontecendo, como se Ele fosse conivente com o mal. Quem vai aos cultos terão prazer maior em saber que podem se extravasar neste mundo, porque não há apelo à santidade.
        Ó, que o Senhor nos dê Sua compaixão; que o Senhor nos livre desse real perigo que envolve o cristianismo moderno. Se os santos do passado vissem e ouvissem o que está acontecendo e pregando em nossos dias, creio que se agitariam em querer voltar aqui.

Nenhum comentário: