terça-feira, 16 de outubro de 2018

A FÉ QUE NOS FOI ENTREGUE (1)


                               
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda diligência  acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (JUDAS 3)
INTRODUÇÃO:      
        Visto que o tema desta carta é a batalha da fé, segue-se que precisamos conhecer o que significa essa fé que nos foi entregue.  Podemos definir que a fé é o conjunto completo de toda verdade revelada a nós, desde nossa salvação até a nossa perfeição final. Acreditamos que esse corpo da verdade eterna foi dado à igreja de Deus, porque ela é a coluna e baluarte da verdade.
        Em Romanos 1:17 vemos que o justo começa pela a vida pela fé e continua a viver da fé. Em Gálatas Paulo mostra que a fé não é algo abstrato, mas sim a própria pessoa de Cristo. Ele é tido como o Autor e aperfeiçoador da nossa fé (Hebreus 1:2). Significa que esse corpo de verdade é um verdadeiro tesouro que Deus colocou em nossos corações; nossos olhos foram abertos para compreender essas coisas e por elas vivemos aqui e viveremos na eternidade. Sabemos que não conhecemos a verdade na sua totalidade. Cada dia aprendemos e aperfeiçoamos nossa fé por meio do conhecimento que adquirimos na Palavra.
        Também essa verdade é talhada em nosso ser por meio das provações. Ela nos torna fortes e saudáveis, para que sejamos úteis neste mundo e capazes de glorificar a Deus num estilo de vida santa, conforme somos ensinados. O crente que não aprende da Palavra nunca poderá ter uma fé firme que lhe sustente nas horas mais difíceis desta vida. É claro que um coração não santificado pela graça salvadora jamais poderá guardar essas verdades recebidas, porque elas chegaram apenas à mente, mas não no coração, por isso há de negá-las no viver.
        Por mais que eu fale, escreva e pregue sobre a nossa fé, creio que estarei fazendo muito pouco diante de assunto que é preocupante em nossos dias. A carta de Judas foi colocada estrategicamente perto do livro de Apocalipse, porque a apostasia precede a chegada do juízo. Essa pequena carta é grandiosa e cheia de infinitos valores para nós agora. Creio que estamos vendo a hora final chegando; creio que estamos nas mais altas horas da madrugada e as trevas são tenebrosas neste mundo. Creio que é o momento para que pequenos a palavra de Deus, como se tivéssemos com baldes cheios de agua fria, a fim de derramarmos sobre muitos que agora estão dormindo o perigoso sono deste mundo.
        Nosso Senhor advertiu Seus discípulos sobre os perigos que rondam este mundo na contagem regressiva para Sua vinda. Paulo trata desse período de estremo perigo em 1 Tessalonicenses 5, por isso creio que vale a pena que examinemos de perto esse tão precioso verso de Judas 3. Notemos bem que Judas mudou de assunto. Ele queria falar sobre a salvação comum a todos, mas de repente o Espírito fez com que ele mudasse e falasse dos perigos que já rondava a igreja naqueles dias. Se foi assim mais de dois mil anos atrás, quanto mais agora.
        Meu sincero e santo desejo é que este material seja bem recebido por aqueles que amam a verdade revelada e que querem viver acordados no mundo que injeta sonífero espiritual nos crentes.

Nenhum comentário: