sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

UMA NARRATIVA DA SALVAÇÃO (1)

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma” Salmo 116:3 e 4)
INTRODUÇÃO:              
        Como podemos passar superficialmente por um Salmo como esse? O Espírito Santo de Deus deixou para nós o que realmente significa uma alma salva, como ela chegou a invocar o nome do Senhor, a fim de achar repouso eterno para sua alma. O fato é que não há salvação sem invocação e esse salmo está de mãos dadas com o restante das Escrituras. Creio que nos fará muito bem quando conhecermos o quanto a salvação bíblica difere dessa salvação apresentada em nossos dias, quando os pecadores são convidados a apenas tomar uma decisão de aceitar Jesus; quando nada acontece no íntimo e tudo é pautado apenas numa fé e na disposição do que eles chamam de livre-arbítrio em relação a Deus.
        Mas a verdade é que a palavra de Deus expõe a salvação como realmente salvação. A alma é libertada da tirania do pecado e de todos os poderes das trevas. É claro que há a fé no Senhor, não podemos jamais ignorar o crer no Senhor Jesus, mas é o crer aliado a um coração aflito diante das verdades que lhe vieram à tona. Seus olhos espirituais foram abertos; os horrores do pecado foram vistos; o merecido sofrimento eterno veio para lhe sobressaltar e o Espírito da glória lhe mostrou a presença marcante desse Salvador e de sua tão grande salvação. É claro que nem todos têm a mesma experiência, mas o que importa aqui é que toda sincera conversão parte de coração que confessa e que invoca. Não há salvação diferente, porque todos os que alcançam a salvação são almas humilhadas, quebrantadas, contritas e obedientes. Quando presencio muita alegria imediata sem que antes venha tristeza no coração pelas suas culpas, sei que logo aquela euforia será apagada pelo poder do mundo, da carne e das provações.
        O que podemos fazer? Estamos diante do fato que há um evangelho mais favorável aos nossos anseios por números. Queremos mostrar a todos que têm mais pessoas que são contadas como salvas. Nossa carne anseia por isso, por essa razão é muito, extremamente difícil para a carne entender o que significa a pregação, as orações, a espera em Deus, o tempo dele, a resistência e luta do homem natural contra a verdade, o trabalho terrível de satanás, a fim de colocar embaraços no caminho e lutar para impedir que as almas se convertam. Não é fácil lutar na pregação, mexer com o orgulho do homem e fazer com que a verdade o fira no íntimo. Não é fácil ver homens e mulheres correndo da verdade e xingando aqueles que pregam o evangelho; é triste ver um Félix saindo espavorido, porque não mais queria ouvir que lhe aguarda o juízo eterno e que suas culpas são terríveis diante de Deus (Atos 24:25).
        Não é fato que é difícil confiar em Deus? Que não é nada fácil descansar em suas promessas e esperar por seus atos poderosos? Será que realmente cremos que o homem no pecado odeia a verdade? Será que podemos entender que salvação é milagre? Que é obra do Espírito de Deus usando a palavra dele a fim de dar vida a um morto? (Efésios 2:1). Não vemos que nós queremos ser mais fortes do que Deus? Que achamos que ele precisa de nosso poder de persuasão e que basta um leve empurrão, então os pecadores se convertem?
        Então, não há dúvida que o Salmo 116 vem mostrar o que significa a obra tremenda da graça no coração dos pecadores, e que quando Deus opera suas maravilhas, tudo é perfeito, e dura para sempre. Que meus leitores sejam envolvidos nessa verdade e que suas almas sejam tomadas de temor e amor por aquele que trouxe aos perdidos uma tão grande salvação.

Nenhum comentário: